Programação de Aniversário

Programação

06 de maio

Inauguração Feira Santa Rita
Sextas das 17h às 22h

Inauguração da feira noturna santa rita. Agora, toda sexta feira das 17h às 22h.

07 de Maio

Passeio Histórico Cultural e Feira de Artesanato
09h e 14h

Passeio Histórico-Cultural de trenzinho, saindo da Estação Ferroviária, percorrendo por pontos importantes da história da cidade, como o IZ, Cemitério (onde serão apresentadas uma curta biografia de personalidades e famílias importantes da cidade), Plantarum, 1ª Igreja Batista, Coden, Igreja Nossa Senhora das Dores, Centro Cultural Herman Jankovitz, finalizando na Praça José Gazzetta.

09 de Maio

Parada Poética
19h30

Participe da parada poética Boteco do Zara.

14 de Maio

Passeio Histórico Cultural e Feira de Artesanato
09h e 14h

Passeio Histórico-Cultural de trenzinho, saindo da Estação Ferroviária, percorrendo por pontos importantes da história da cidade, como o IZ, Cemitério (onde serão apresentadas uma curta biografia de personalidades e famílias importantes da cidade), Plantarum, 1ª Igreja Batista, Coden, Igreja Nossa Senhora das Dores, Centro Cultural Herman Jankovitz, finalizando na Praça José Gazzetta.

15 de Maio

Encontro de Carros Antigos
09h às 13h

Participe do encontro de carros antigos na estação ferroviária.

21 de Maio

Feira do Livro no Centro Cultural
09h às 13h

Participe da feira de troca de livros no centro cultural(casarão), que conta também com diversas opções de artesanato, gastronomia, e música. Avenida João Pessoa, 253 - Centro de Nova Odessa

22 de Maio

Corrida e Caminhada de Aniversário - 5Km
07h30

Participe da corrida de aniversário, faça sua inscrição clicando aqui.

22 de Maio

Stand-Up Comedy - Testando Show
19h30

O projeto TESTANDO SHOW é um espaço para comediantes iniciantes e profissionais testarem seus textos, através da participação popular, incentivando a valorização do humor como importante expressão artística, contribuindo para a difusão cultural, inclusão social e desenvolvimento regional. Garanta o seu ingresso gratuitamente, clicando aqui. Limitado a 160 ingressos.

24 de Maio

Solenidade e Exposição Nossa Gente
08h

Participe da exposição fotográfica nossa gente e solenidade aos 117 anos de Nova Odessa, celebrado no paço municipal da prefeitura de Nova Odessa

25 de Maio

Concerto especial de comemoração
20h

Participe do concerto em comemoração aos 35 anos da Banda Municipal, no Teatro Divair Moreira. Garanta o seu ingresso gratuitamente, clicando aqui.

Revirada Cultural

*Programação sujeira à alteração

27 de Maio

Banda Municipal Prof. Gunars Tiss e Convidados
19h30
Fabiana Rodrigues - Gospel
20h30
Dirceu Essência - Gospel
21h
Jeyser Maia - Gospel
22h

28 de Maio

Trio Ártemis
18h
The Big Doggers
19h
Babaloo
20h
Banda Midia
21h

29 de Maio

Manoelito - Sertanejo
13h
Edi Estrada - Pop Rock/Acústico
14h
Eddu Marttins - Sertanejo
16h
Mizzael & Talliano - Sertanejo
17h30
Samba D'Aninha
19h
Falamansa
21h

Siga o perfil da Cultura de
Nova Odessa no Instagram

Seguir

Linha do Tempo

  1. Tudo começou com um Núcleo Colonial chamado 'Pombal'

    1904

    A colonização de Nova Odessa se deu por iniciativa do estadista paulista Dr. Carlos José de Arruda Botelho, em sua gestão como Secretário de Agricultura do Estado. Ele, a partir de 1904, planejou e desenvolveu o sonho de comportar aqui imigrantes que lidassem com a terra.

  2. Decreto que oficializou a cidade

    1905

    Foi em 24 de Maio de 1905 que a cidade passou oficialmente a existir, através do decreto nº 1286. Era apenas um núcleo habitacional que recebeu a primeira denominação de “Pombal”. Inicialmente, o local foi colonizado por imigrantes russos, procedentes de Odessa, cidade que na época pertencia à União Soviética, atual Rússia.

  3. A cidade passou a se chamar Nova Odessa

    1906

    Em 1906, o local passou a se chamar Nova Odessa. Foi quando os poderes públicos dividiram o terreno em lotes, de aproximadamente 10 alqueires, para vender aos colonos e também fizeram a doação do espaço necessário ao povoado.

    Os russos apresentaram pouco êxito nos trabalhos agrícolas, ao mesmo tempo em que chegaram as notícias da eficiência dos filhos da Letônia, que foram convidados por Botelho a se instalarem por perto dessas terras férteis para o trabalho no campo.

    Homens dedicados, eles atraíram a simpatia geral. Demonstraram ainda muita organização em suas propriedades que traziam, sempre, lindas casas. E, logo, tornaram-se a maioria nestas paragens transformando o local pouco a pouco nesta cidade ordeira e simpática.

  4. Instalações de Industrias

    Dec. 50

    No início da década de 50, devido ao seu crescimento e incremento extraordinário com a instalação de várias indústrias, além da divisão de fazendas em pequenas propriedades rurais, Nova Odessa atraiu uma grande massa imigratória de estrangeiros e nacionais, de modo que se tornou uma contribuinte reconhecida dos cofres nacional, estadual e municipal.

  5. Crescimento no número de eleitores

    1950

    Uma das comparações feitas na época para justificar o crescimento refere-se ao número de eleitores que em 1950 era de 260. Em 1958 havia subido para 1.520, e encaminhava-se para 2.000, segundo a previsão do Juiz de Direito da Comarca de Americana, assegurando que Nova Odessa tinha mais de 8 mil habitantes.

  6. Crescimento da população de Nova Odessa

    1958

    Com este surto de progresso contínuo, em 03 de janeiro de 1958, foi aprovada lei requerendo da Assembleia Legislativa Estadual a elevação do Distrito de Nova Odessa à categoria de município.

    Esses atos atendiam ao clamor da população, que se reuniu numa cruzada histórica e cívica envolvendo a comunidade local, sem distinção de cores partidárias, religiosas, filosóficas, raciais ou classistas, sob a presidência do padre Aurélio Vasconcelos de Almeida.

    Nesse período a comunidade se fortaleceu em sua própria memória o que desenvolveu ainda mais o município. Nova Odessa, então, se preparou para eleger seu primeiro prefeito. Um consenso das lideranças políticas indicou a candidatura única e o escolhido para o cargo foi Alexandre Bassora. Seu vice foi o empresário e diretor da Têxtil Nova Odessa, Fernando de Freitas Crisciúma.

  7. Instalado o município de Nova Odessa

    1960

    No dia 1º de janeiro de 1960 foi instalado o município de Nova Odessa pelo juiz da Comarca de Americana, Agnaldo Santos. Também tomou posse o primeiro prefeito Alexandre Bassora.

  8. Chegada de migrantes vindos de outros estados brasileiros

    1970

    A década de 70 foi marcada por um processo de crescimento dinâmico no município, crescendo em números de habitantes, infra-estrutura urbana, residências, industrialização, empregos e finanças públicas. A década também é marcada pela chegada de migrantes vindos de outros estados brasileiros, em particular Minas Gerais, Paraná, alguns estados do Nordeste e da região central do país, atraídos e incentivados pelas indústrias e pelo poder público. Em meados dos anos 70, a cidade já contava com 66 indústrias e 88 estabelecimentos comerciais.

  9. Inauguração da nova prefeitura

    Dec. 80 e 90

    No início dos anos 70, Nova Odessa contava com 8.336 habitantes, na década de 80 o crescimento populacional deu um salto significativo, com 21.893 habitantes. 1992 tem como marco a inauguração da nova prefeitura - prédio atual da cidade, iniciando processos de informatização e evolução da cidade. Para a área cultural, teve destaque com a criação da Banda Municipal em 1987, nomeada “Professor Gunars Tiss” em 1998. É mantida pela Prefeitura e se consolidou como uma referência cultural da cidade. Foi nove vezes campeã estadual (1994, 96, 97, 98, 99, 2000, 2001, 2002 e 2004) e bicampeã nacional de bandas (1999 e 2000). Em 1997, sagrou-se campeã do Concurso Pró-Banda, da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo.

  10. O Paraíso do Verde

    2021

    Até 2007, o IBGE contava com 45.625 habitantes, já em 2021 a estimativa era de 61.716 munícipes. A área territorial da cidade consta com 73.788km². Atualmente sendo considerada um dos maiores pólos de desenvolvimento do Interior do Estado de São Paulo, Nova Odessa agrega a tranquilidade de uma cidade pequena ao dinamismo de um grande pólo de desenvolvimento. A cidade está no centro da Região Metropolitana de Campinas, a mais nova e dinâmica metrópole do Brasil. Conhecida como “O Paraíso do Verde”, Nova Odessa tem uma preocupação especial com o Meio Ambiente. São 15 árvores para cada habitante, e mais de 30 metros quadrados de área verde para cada morador - o dobro do recomendado pela ONU. Nova Odessa segue em constante desenvolvimento, expandido sua região para novas moradias e mediando novos espaços para indústrias. Tendo preocupação no bem estar de todas as pessoas, espaços e também dos animais.