Inauguração da feira noturna santa rita. Agora, toda sexta feira das 17h às 22h.
Passeio Histórico-Cultural de trenzinho, saindo da Estação Ferroviária, percorrendo por pontos importantes da história da cidade, como o IZ, Cemitério (onde serão apresentadas uma curta biografia de personalidades e famílias importantes da cidade), Plantarum, 1ª Igreja Batista, Coden, Igreja Nossa Senhora das Dores, Centro Cultural Herman Jankovitz, finalizando na Praça José Gazzetta.
Participe da parada poética Boteco do Zara.
Passeio Histórico-Cultural de trenzinho, saindo da Estação Ferroviária, percorrendo por pontos importantes da história da cidade, como o IZ, Cemitério (onde serão apresentadas uma curta biografia de personalidades e famílias importantes da cidade), Plantarum, 1ª Igreja Batista, Coden, Igreja Nossa Senhora das Dores, Centro Cultural Herman Jankovitz, finalizando na Praça José Gazzetta.
Participe do encontro de carros antigos na estação ferroviária.
Participe da feira de troca de livros no centro cultural(casarão), que conta também com diversas opções de artesanato, gastronomia, e música. Avenida João Pessoa, 253 - Centro de Nova Odessa
Participe da corrida de aniversário, faça sua inscrição clicando aqui.
O projeto TESTANDO SHOW é um espaço para comediantes iniciantes e profissionais testarem seus textos, através da participação popular, incentivando a valorização do humor como importante expressão artística, contribuindo para a difusão cultural, inclusão social e desenvolvimento regional. Garanta o seu ingresso gratuitamente, clicando aqui. Limitado a 160 ingressos.
Participe da exposição fotográfica nossa gente e solenidade aos 117 anos de Nova Odessa, celebrado no paço municipal da prefeitura de Nova Odessa
Participe do concerto em comemoração aos 35 anos da Banda Municipal, no Teatro Divair Moreira. Garanta o seu ingresso gratuitamente, clicando aqui.
A colonização de Nova Odessa se deu por iniciativa do estadista paulista Dr. Carlos José de Arruda Botelho, em sua gestão como Secretário de Agricultura do Estado. Ele, a partir de 1904, planejou e desenvolveu o sonho de comportar aqui imigrantes que lidassem com a terra.
Foi em 24 de Maio de 1905 que a cidade passou oficialmente a existir, através do decreto nº 1286. Era apenas um núcleo habitacional que recebeu a primeira denominação de “Pombal”. Inicialmente, o local foi colonizado por imigrantes russos, procedentes de Odessa, cidade que na época pertencia à União Soviética, atual Rússia.
Em 1906, o local passou a se chamar Nova Odessa. Foi quando os poderes públicos dividiram o terreno em lotes, de aproximadamente 10 alqueires, para vender aos colonos e também fizeram a doação do espaço necessário ao povoado.
Os russos apresentaram pouco êxito nos trabalhos agrícolas, ao mesmo tempo em que chegaram as notícias da eficiência dos filhos da Letônia, que foram convidados por Botelho a se instalarem por perto dessas terras férteis para o trabalho no campo.
Homens dedicados, eles atraíram a simpatia geral. Demonstraram ainda muita organização em suas propriedades que traziam, sempre, lindas casas. E, logo, tornaram-se a maioria nestas paragens transformando o local pouco a pouco nesta cidade ordeira e simpática.
No início da década de 50, devido ao seu crescimento e incremento extraordinário com a instalação de várias indústrias, além da divisão de fazendas em pequenas propriedades rurais, Nova Odessa atraiu uma grande massa imigratória de estrangeiros e nacionais, de modo que se tornou uma contribuinte reconhecida dos cofres nacional, estadual e municipal.
Uma das comparações feitas na época para justificar o crescimento refere-se ao número de eleitores que em 1950 era de 260. Em 1958 havia subido para 1.520, e encaminhava-se para 2.000, segundo a previsão do Juiz de Direito da Comarca de Americana, assegurando que Nova Odessa tinha mais de 8 mil habitantes.
Com este surto de progresso contínuo, em 03 de janeiro de 1958, foi aprovada lei requerendo da Assembleia Legislativa Estadual a elevação do Distrito de Nova Odessa à categoria de município.
Esses atos atendiam ao clamor da população, que se reuniu numa cruzada histórica e cívica envolvendo a comunidade local, sem distinção de cores partidárias, religiosas, filosóficas, raciais ou classistas, sob a presidência do padre Aurélio Vasconcelos de Almeida.
Nesse período a comunidade se fortaleceu em sua própria memória o que desenvolveu ainda mais o município. Nova Odessa, então, se preparou para eleger seu primeiro prefeito. Um consenso das lideranças políticas indicou a candidatura única e o escolhido para o cargo foi Alexandre Bassora. Seu vice foi o empresário e diretor da Têxtil Nova Odessa, Fernando de Freitas Crisciúma.
No dia 1º de janeiro de 1960 foi instalado o município de Nova Odessa pelo juiz da Comarca de Americana, Agnaldo Santos. Também tomou posse o primeiro prefeito Alexandre Bassora.
A década de 70 foi marcada por um processo de crescimento dinâmico no município, crescendo em números de habitantes, infra-estrutura urbana, residências, industrialização, empregos e finanças públicas. A década também é marcada pela chegada de migrantes vindos de outros estados brasileiros, em particular Minas Gerais, Paraná, alguns estados do Nordeste e da região central do país, atraídos e incentivados pelas indústrias e pelo poder público. Em meados dos anos 70, a cidade já contava com 66 indústrias e 88 estabelecimentos comerciais.
No início dos anos 70, Nova Odessa contava com 8.336 habitantes, na década de 80 o crescimento populacional deu um salto significativo, com 21.893 habitantes. 1992 tem como marco a inauguração da nova prefeitura - prédio atual da cidade, iniciando processos de informatização e evolução da cidade. Para a área cultural, teve destaque com a criação da Banda Municipal em 1987, nomeada “Professor Gunars Tiss” em 1998. É mantida pela Prefeitura e se consolidou como uma referência cultural da cidade. Foi nove vezes campeã estadual (1994, 96, 97, 98, 99, 2000, 2001, 2002 e 2004) e bicampeã nacional de bandas (1999 e 2000). Em 1997, sagrou-se campeã do Concurso Pró-Banda, da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo.
Até 2007, o IBGE contava com 45.625 habitantes, já em 2021 a estimativa era de 61.716 munícipes. A área territorial da cidade consta com 73.788km². Atualmente sendo considerada um dos maiores pólos de desenvolvimento do Interior do Estado de São Paulo, Nova Odessa agrega a tranquilidade de uma cidade pequena ao dinamismo de um grande pólo de desenvolvimento. A cidade está no centro da Região Metropolitana de Campinas, a mais nova e dinâmica metrópole do Brasil. Conhecida como “O Paraíso do Verde”, Nova Odessa tem uma preocupação especial com o Meio Ambiente. São 15 árvores para cada habitante, e mais de 30 metros quadrados de área verde para cada morador - o dobro do recomendado pela ONU. Nova Odessa segue em constante desenvolvimento, expandido sua região para novas moradias e mediando novos espaços para indústrias. Tendo preocupação no bem estar de todas as pessoas, espaços e também dos animais.