Aprender em casa
Suporte ISS Web Suporte ISS Web

‘3ª Virada Inclusiva’ de NO acontece no próximo sábado, dia 1º de dezembro

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A “3ª Virada Inclusiva” - ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência -, para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, este ano, será realizado no dia 1º de dezembro, às 19h30, no saguão do Paço Municipal com uma programação especialmente voltada para toda à população novaodessense.

A Virada Inclusiva é desenvolvida por entidades da cidade que atendem pessoas deficientes, como a Apnen (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Nova Odessa), Apadano (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa) e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Nesta edição, a Virada Inclusiva se inicia com a apresentação da aluna da Apnen, Daniele Vilas Longhini, que é deficiente visual e pretende trazer música e diversão para as pessoas, tocando o piano de um quarto de cauda que se encontra no Saguão da Prefeitura de Nova Odessa. Também estarão presentes a mãe e a professora de piano da aluna.

Em sequência da programação, alguns atletas da cidade darão verdadeiros depoimentos de “superação”, como classifica o organizador da 3ª Virada Inclusiva em Nova Odessa, o presidente da Apnen, Carlos Alberto Raugust. “A 3ª Virada Inclusiva acontece em várias cidades e assim como em edições anteriores, tem como principal objetivo promover a inclusão e mostrar que as pessoas com deficiência também são capazes de praticar esportes e realizar diversas ações dentro de suas possibilidades”, explicou Raugust.

Os atletas novaodessenses que estarão no saguão da Prefeitura para dar depoimentos são: Alan Marcel Carneiro, Juliano Henrique Cavaglieri e Renato Alfred Raugust, os esportistas praticam as modalidades de atletismo, arte marcial “Muay Thai” e tênis adaptado, respectivamente.

Ainda na programação estão previstos, a exibição de um videoclipe com a música “Para ser Feliz” do cantor Daniel - que aborda as questões de inclusão social -, e, uma palestra sobre “Acessibilidade e Inclusão” ministrada pelo vereador Vagner Barilon que vai abordar também a necessidade de superação de obstáculos.

“Esse é um importante evento que ajuda a promover a inclusão em todos os municípios e, é interessante porque acabamos levando para todos, a necessidade de inclusão social das pessoas com deficiência”, disse o vereador Vagner Barilon.

Toda a população está convidada a prestigiar as apresentações da “3ª Virada Inclusiva” que acontece no próximo sábado, dia 1º de dezembro, às 19h30, no saguão do Paço Municipal. A Prefeitura de Nova Odessa fica na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro.

Toda programação desenvolvida no município será notificada ao Secretariado da ONU (Organização das Nações Unidas) através da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Para mais informações sobre a entidade Apnen acesse www.apnen.com.br.

Ricardo Gonçalves

P�blico 2013