Agenda Cultural - Agosto 2018
Suporte ISS Web Suporte ISS Web

Maestro
                                - Suporte

Prefeitura inaugura oficialmente sistema de videomonitoramento

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A Prefeitura de Nova Odessa e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas apresentaram hoje à tarde o CCO (Centro de Controle Operacional) que gerencia todo o sistema de videomonitoramento de Nova Odessa. O centro foi instalado na nova sede da Guarda Municipal, também oficialmente inaugurada hoje pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, e pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

No mesmo prédio, funciona agora a Diretoria de Segurança de Trânsito, que também teve as instalações ampliadas e reestruturadas.

O sistema de videomonitoramento é formado por 18 câmeras instaladas em dez pontos da cidade. Dois deles ficam na região central, onde estão concentrados os estabelecimentos comerciais e bancários, e os demais se encontram nas entradas e saídas do município.

Existem câmeras nas rodovias Astrônomo Jean Nicolini e Arnaldo julio Mauerberg; Estrada Municipal Rodolfo Kivitz, Estrada São Gonçalo, Avenida Ampélio Gazzetta, Avenida Walter Manzato, Rua Goiânia, Estrada Eduardo Klarkis (no cruzamento com a Avenida Brasil), Avenida Carlos Botelho e Rua Rio Branco.

São dois tipos de câmeras: PTZ, colocada a 10 metros do solo, com amplitude de 360 graus e zoom de 300 a 400 metros, gravação e visualização 24 horas/dia; e OCR, que faz a leitura dos caracteres das placas dos veículos, interligadas com um banco de dados dos veículos furtados e roubados na região. São as chamadas câmeras inteligentes.

O investimento do Estado, por meio da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) foi de R$ 517.222,77 para aquisição dos equipamentos. Ao longo deste ano, a prefeitura já investiu mais R$ 437 mil para aquisição e manutenção de hardware e software.

“Estamos usando a tecnologia e a informação como ferramentas para segurança pública”, disse o diretor comandante da Guarda Municipal, Robson Fontes Paulo.

“Quando assumi como prefeito, o projeto em andamento na prefeitura previa a instalação do centro de operações no prédio da antiga estação ferroviária. Mudamos o projeto, instalamos a Guarda Municipal em um local adequado, sem o barulho dos trens passando a toda hora e com condições dignas para nossos agentes. Agora inauguramos o videomonitoramento que vai contribuir para que a nossa população fique mais segura. Contamos com o apoio dos nossos vereadores, na Câmara, e do Governo do Estado. Isso é trabalho sério, que não pára”, afirmou Bill.

“Estou impressionado com o trabalho realizado em Nova Odessa. O prefeito Bill é um exemplo de envergadura política, trabalhando 24 horas por dia. O que define o sucesso da administração são as parcerias para o bem comum. Em nome do governador Geraldo Alckmin, digo que estamos orgulhosos dessa parceria e quem ganha é o povo de Nova Odessa”, disse o secretário Edmur Mesquita, ressaltando o destaque que a cidade tem ganhado no cenário estadual.

“Hoje é um dia muito especial para mim e para a comunidade de Nova Odessa, porque define uma parceria que tende a dar excelentes resultados. Políticas de segurança pública são feitas através de parcerias que integrem o Estado e o Município. Desde quando assumimos, privilegiamos o uso da tecnologia em favor da comunidade. Esse investimento irá auxiliar o efetivo na realização do seu trabalho. O objetivo é continuar melhorando a estrutura, sempre pelo bem da população”.

NOVA SEDE – A Guarda Municipal de Nova Odessa tinha uma sede administrativa, que funcionava ao lado da prefeitura, e outra operacional, que ficava no bairro São Manoel e já apresentava condições precárias. Além do espaço ser pequeno, o prédio estava danificado e o local não foi considerado adequado pela atual administração.

A Diretoria de Segurança de Trânsito também ficava em uma sala na Rua Riachuelo, ao lado da prefeitura.

Com a mudança para o novo prédio, tanto a corporação quanto a diretoria ganharam melhores condições de trabalho. O novo imóvel, que foi locado pela prefeitura, conta com refeitório, vestiário feminino e masculino, sala de descanso e sala de treinamento. “Agora os nossos guardas têm uma sede à altura do bom trabalho que realizam”, afirmou Bill.

“O mais importante é que essas condições melhores de trabalho beneficiam a população, agilizando o atendimento e disponibilizando um espaço adequado para atender o morador de Nova Odessa”, completou o diretor de Segurança de Trânsito, Franco Julio Felippe.

A nova sede da Guarda Municipal e da Diretoria de Segurança de Trânsito de Nova Odessa fica na Praça Ângelo Paulon, s/nº, no Centro (próximo à rodoviária).

Diretoria de Comunicação

P�blico 2013