Aprender em casa
Novos Sisitemas de Compras na Web Compras Web
Protocolo Web Protocolo Web
Suporte ISS Web Suporte ISS Web

Nova Odessa ganha suas duas primeiras escolas estaduais com ensino em período integral

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

As escolas Silvania Aparecida Santos (Santa Luiza) e Dorti Zambello Calil (Bela Vista) serão as duas primeiras unidades mantidas pelo governo estadual com ensino em período integral. Sonho antigo do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e da primeira-dama Andréa Souza, o anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), no gabinete do chefe do Poder Executivo. Ao todo, serão beneficiados 1.310 alunos que estudam nas duas escolas.

Além de Bill, Andréa e Macris, participaram do anúncio a diretora da escola Silvania, Gesanea Clementino; a vice-diretora da mesma unidade, Priscila Duarte; o diretor da escola Dorti, Haroldo Ramos Teixeira, e Joseana Moreira, representante da Diretoria Regional de Ensino de Americana, bem como alunos que participam dos grêmios estudantis das duas escolas.

Em março, Bill e Andréa estiveram reunidos com o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares. Na ocasião, ele determinou a elaboração imediata de um estudo visando a implantação do PEI (Programa de Ensino Integral). O encontro foi intermediado pelo deputado estadual e presidente da Alesp (Assembleia Legislativa), Cauê Macris.

“Foi uma luta difícil, assim como todas as outras, mas o resultado é sempre gratificante. Quero muito agradecer aos deputados Vanderlei e Cauê Macris que, mais uma vez, trabalharam pela comunidade novaodessense. Um anúncio fenomenal para começar a semana”, disse Bill. “Será uma experiência inovadora em Nova Odessa, já que as escolas estaduais poderão realizar um trabalho de acolhimento, algo que resultará em ótimos frutos”, completou Andréa.

Macris ressaltou que, é dentro da escola, que se forma o caráter e a personalidade de cada cidadão. “A educação é o melhor caminho que o Brasil tem para vencer todas as suas dificuldades. E lutar por uma questão como essa, é uma bandeira que eu carrego comigo”, afirmou o deputado federal. Diretor da escola Dorti, Haroldo Teixeira também comemorou o anúncio. “É muito bom poder contar com pessoas que têm um olhar especial para com a educação”, disse ele. “Temos que agradecer pelo ensino em período integral e agradecer pelo Projeto Fênix, que realmente está transformando vidas”, completou Gesanea, diretora da escola Silvania. “É uma honra poder participar de um momento como este. Trata-se de uma justiça com Nova Odessa, que nos oferece uma rede de apoio que não encontramos em outras cidades. Lembrando que o programa só é implantado com o ‘sim’ da comunidade”, explicou Joseana Moreira, representante da Diretoria Regional de Ensino.

VANTAGENS. No Programa de Ensino Integral, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui preparação para o mercado do trabalho, orientação de estudos, experiências práticas de ciências, tutoria personalizada com um professor, além dos clubes juvenis, em que os alunos se auto-organizam de acordo com seus temas de interesse como dança, xadrez, debates etc. A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular a jornada é de cinco horas.

Estudos apontam que o Ensino Integral ajuda a melhorar a aprendizagem dos alunos e aumenta a empregabilidade e renda dos egressos. Os alunos do Ensino Médio das escolas do PEI tiveram desempenho no último Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) 1,2 ponto maior em relação aos estudantes das escolas regulares.

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

P�blico 2013