Aux�lio Transporte
Certid�es Certidões
Portal do Servidor P�blico Municipal Portal do Servidor

Of�cio 122/2021 - Cosimares

Vacinação contra Covid avança nesta 4ª para novo grupo com comorbidades em Nova Odessa

terça-feira, 18 de maio de 2021

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa inicia nesta quarta-feira (19/05) a vacinação de um novo grupo contra a Covid-19. Passam a ser atendidos no Ginásio do Santa Rosa os doentes crônicos com comorbidades e idades de 50 a 55 anos. Também continuam sendo atendidos os idosos de 60 anos ou mais com ou sem comorbidades e os doentes crônicos com comorbidades e idades de 55 a 59 anos.
A lista das comorbidades aceitas do Ministério da Saúde inclui: doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial – estágio 3, hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer), anemia falciforme ou talassemia maior (hemoglobinopatias graves), obesidade mórbida e cirrose hepática.
Esse grupo não precisa fazer pré-cadastro, mas deve comprovar sua condição (veja abaixo).

IDOSOS 60+

A Vigilância Epidemiológica encerrou na terça-feira o sistema de pré-cadastramento dos idosos de 60 anos ou mais em um formulário disponível online disponível desde fevereiro no site da Prefeitura. A última grade (lote) de vacinas para este público foi enviada ao Município em 04 de maio. Desde 07/05, começou uma nova etapa da campanha, com a imunização gradativa de pessoas abaixo dos 59 anos com comorbidades.
Mas a equipe continua percorrendo o cadastro gerado pelo sistema em busca de alguns poucos idosos que não atenderam a convocação por telefone, e que por isso podem não ter tomado a primeira ou a segunda dose da vacina no ginásio.
Se localizados, tais idosos serão chamados em agendas de “repescagem”, junto aos novos grupos – desde que haja disponibilidade de doses enviadas ao Município pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde e pelo PEI (Programa Estadual de Imunização).
“Não receberemos mais vacinas para idosos, então precisamos encerrar o cadastro e trabalhar com as doses que temos, de acordo com o pré-cadastro. Foram 4 meses trabalhando com a população idosa, e agora é a vez da população abaixo de 59 anos com comorbidades”, explicou a coordenadora do órgão, Paula Mestriner.

GESTANTES E PUÉRPERAS

Já as gestantes e puérperas com comorbidades e idades acima dos 18 anos devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências para se cadastrarem para a primeira dose da vacina indicada. A Vigilância Epidemiológica segue a orientação do PEI, mas para isso aguarda o recebimento das doses.
Cada UBS fará sua lista de gestantes e puérperas com comorbidades, que serão agendadas para receberem a vacina num local mais tranquilo para elas e seus bebês. Gestantes e puérperas de convênios podem procurar a UBS do seu bairro ou região com a carteirinha do pré-natal e a carta do médico indicando a doença, e deixar seu contato para serem incluídas nas listas e serem contatadas posteriormente.

ORIENTAÇÕES GERAIS

● Para receber as doses, qualquer pessoa de 55 a 59 anos com estas comorbidades deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório médico, carta, laudo ou prescrição médica – sempre com o número de registro do CRM do profissional emissor. O mesmo vale, a partir do dia 19/05, para os adultos de 50 a 54 anos com comorbidades.

● Quem tomou a primeira dose deve ficar atento à data de retorno anotada na carteirinha de vacinação, e voltar ao Ginásio do Jardim Santa Rosa no dia indicado, ou no dia útil seguinte se for o caso.

● A Secretaria de Saúde da cidade ressalta sempre a importância de continuar mantendo todas as medidas de proteção enquanto durar pandemia como formas de combater a disseminação do novo coronavírus, principalmente o uso constante de máscaras, a higienização das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel a 70% e o isolamento social, evitando-se aglomerações a todo custo.

● Dúvidas de moradores de Nova Odessa sobre a 1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 para grupos prioritários podem ser sanadas através do WhatsApp (19) 99747-6502. O canal responde sempre em horário comercial e nos dias úteis.

● O Ginásio do Santa Rosa fica na Rua João Bassora, nº 500, no Jardim Santa Rosa, e atende nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Retomada Gradual da Economia
Municipio Verde Azul - Banco de Dados Meio Ambiente