Aux�lio Transporte
Certid�es Certidões
Portal do Servidor P�blico Municipal Portal do Servidor

Of�cio 122/2021 - Cosimares

Servidores da Secretaria de Saúde de Nova Odessa participam de palestra sobre Saúde Mental

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Na última sexta-feira (15/10), houve uma palestra no Paço Municipal sobre Saúde Mental direcionada aos profissionais da Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa, visando a conscientização das equipes sobre o tema, bem como as características do trabalho junto à população. Os palestrantes foram Vera Gomes e Caio Manço, ambos da “Comunidade de Fala”, projeto no qual várias pessoas que sofreram com problemas de saúde mental contam suas histórias de superação.

O prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho, participou da abertura do evento e ressaltou a importância do diálogo constante sobre o tema. Também acompanharam o debate os vereadores Paulinho Bichof e Cabo Natal.

“Eu sei o quanto é importante uma conversa, uma atenção para as pessoas que sofrem com algum problema relacionado à saúde mental. Principalmente no momento de pandemia em que vivemos, onde muitos perderam familiares, perderam seus empregos e têm que ficar isolados em casa, tudo isso gera um choque e uma ansiedade muito grande nas pessoas. Por isso cuidar da saúde mental e ajudar cada pessoa é essencial, e é uma atenção especial que nossa administração faz questão de dar à população”, disse.

A secretária da Saúde Sheila Moraes também ressaltou o porquê de ser tão necessária a abordagem sobre esse tema junto à equipe técnica da pasta. “Essa palestra trata de um assunto de total importância para o município, ainda mais depois de uma pandemia onde muitas pessoas sofreram várias dificuldades, então com certeza a saúde mental é um tema muito importante para a nossa secretaria. Por isso, procuramos melhorar os serviços e atender as pessoas do melhor modo possível, já que cada vez mais a demanda para esses serviços aumentam”, explicou a secretária.

“Quero agradecer todos os funcionários da Saúde, nossa querida secretária Sheila e a sua equipe que não medem esforços para ajudar as pessoas com seus problemas e garantir uma saúde de boa qualidade para população de Nova Odessa”, finalizou o chefe do Executivo.

PLANTÕES PSICOLÓGICOS

Lembrando que, durante o ano todo, já foram realizados 13 Plantões Psicológicos AGAP, em parceria com o Município, que atenderam 271 pessoas, procurando ajudar pessoas que sofrem de algum problema psicológico.

“O objetivo é promover um atendimento emergencial para pessoas em momentos de crise, como luto, ideação suicida, depressão, desamparo, desesperança, desespero – situações em que o indivíduo não consegue enxergar uma saída. O resultado esperado é a prevenção ao suicídio, o alerta à população sobre o tema e atender pessoas acometidas por transtornos de humor”, explicou a psicóloga clínica Marlei Cunha – idealizadora do projeto ao lado da jornalista Marineuza Lira.

Como acontece desde o início do ano, a ação de acolhimento é feita por uma equipe de profissionais composta por psicólogos, enfermeiras, médicos e estagiários de Psicologia da Rede Básica de Saúde. O projeto também tem o apoio dos alunos do último ano de Psicologia da faculdade Unisal de Americana.

Retomada Gradual da Economia
Municipio Verde Azul - Banco de Dados Meio Ambiente