Aux�lio Transporte
Certid�es Certidões
Portal do Servidor P�blico Municipal Portal do Servidor

Of�cio 122/2021 - Cosimares

Saúde de Nova Odessa reduz novamente intervalo entre 1ª e 2ª doses da vacina contra Covid da Pfizer

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Seguindo determinação da Secretaria Estadual de Saúde, a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Nova Odessa reduziu novamente o intervalo entre as duas primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus do laboratório Pfizer para adultos. No final de setembro, o intervalo entre a dose inicial (“D1”) e a segunda dose (“D2”) já havia sido reduzido de 12 para oito semanas. A partir de agora, esse intervalo caiu novamente, para apenas 21 dias (três semanas).

Assim, todos os adultos de 18 anos ou mais de Nova Odessa que tomaram dose inicial do imunizante da Pfizer devem consultar a caderneta de vacinação, verificar se já se passaram três semanas, e comparecer diariamente, nos dias úteis, a partir das 8h, no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, para tomar a “D2” adiantada.

Com a nova regra, 3,4 mil moradores de Nova Odessa já podem tomar suas segundas doses da Pfizer “adiantadas”. Com a medida, 2 milhões de pessoas em todo o Estado de São Paulo podem concluir o esquema vacinal com as duas antes do prazo previsto anteriormente.

“A nova atualização do Documento Técnico da Campanha da Covid passou o intervalo da vacina da Pfizer de 8 semanas para 21 dias. Então, a vacina da Pfizer para os adultos passou a ter intervalo de 21 dias. E já temos 3 mil dessas doses disponíveis na cidade”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner.

“Precisamos divulgar essa informação para que todas as pessoas maiores de 18 anos que receberam a primeira dose da vacina Pfizer procurem urgentemente o ginásio do Santa Rosa para receber a segunda dose e completar o esquema vacinal”, reforçou a enfermeira. A urgência é porque os lotes disponíveis da Pfizer têm validade mais curta que as vacinas dos demais fabricantes.

Paula ressaltou que “essa alteração não vale para os adolescentes de 12 a 17 anos, que devem continuar aguardando 8 semanas para tomar a segunda dose da vacina da Pfizer”.

O “adiantamento” da “D2” também não se aplica às demais fabricantes, e quem tomou dose inicial da CovonaVac/Butantan ou da AstraZeneca/Oxford deve continuar observando as datas de retorno anotadas na caderneta. “Conforme nosso cronograma, temos 1.490 pessoas que devem retornar em novembro para a segunda dose de AstraZeneca, por exemplo”, acrescentou Paula.

3ª DOSE (6 MESES) E IDOSOS

Atualmente, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa também aplica a terceira dose em idosos de 75 anos ou mais, profissionais da Saúde e imunossuprimidos graves de 18 anos ou mais. Segundo Paula, a equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Marajoara já agendou para tomar da “D3” todos os idosos de 80 anos ou mais cadastrados pela Saúde e que receberam a segunda dose até abril.

Assim, a partir de agora, qualquer cidadão idoso dessas duas faixas etárias (tanto os que têm entre 75 e 79 anos quanto os maiores de 80) que tenha tomada as duas primeiras doses das vacinas há 6 meses ou mais e que ainda não tenha recebido a “D3” também pode procurar diretamente o Ginásio do Santa Rosa, nos dias úteis.

“A UBS Marajoara cumprirá os seus agendamentos, não havendo mais necessidade de nenhum idoso (de 80 anos ou mais) procurar aquela UBS para agendamentos de ‘D3’ da Covid-19. E se por um acaso alguém não agendou, é só procurar o ginásio”, completou a enfermeira.

SEM MUTIRÃO NO SÁBADO

Por fim, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, devido à baixa demanda pela “D1” na cidade, que já tem quase a totalidade da parcela da população elegível vacinada (todos os moradores de 12 anos ou mais), bem como pela programação da Caminhada Outubro Rosa, o Ginásio do Santa Rosa não vai sediar plantão de vacinação da Covid-19 neste sábado, dia 23/10. Mas o atendimento continua normalmente no local nos dias úteis.

Retomada Gradual da Economia
Municipio Verde Azul - Banco de Dados Meio Ambiente