Auxílio Transporte
Transparencia - Gestor Transparencia - Gestor
Tributos - Gestor Tributos - Gestor

Ofício 122/2021 - Cosimares

Mais de 1.000 pessoas acompanham formatura de alunos do Proerd da PM em Nova Odessa

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Na noite da última quarta-feira (22/06), ocorreu a formatura da primeira turma do ano do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) da Polícia Militar, no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa. Cerca de 300 estudantes dos 5º anos da Rede Municipal e do Colégio Biocêntrico receberam o certificado de conclusão. Juntos deles, participaram centenas de pais, que lotaram o ginásio – havia mais de 1.000 pessoas presentes.

Os formandos eram da EMEF Professora Salime Abdo, EMEFEI Prefeito Simão Welsh, EMEFEI Professora Theresinha A. Malaghetta Merenda, EMEF Professora Almerinda Delegá Delben e Colégio Biocêntrico. Os alunos dos 5º anos do Fundamental (antiga 4ª série) das demais escolas municipais da cidade serão atendidos no segundo semestre. O Proerd foi retomado em Nova Odessa neste 1º semestre de 2022, após dois anos sem atividades devido à pandemia de Covid-19.

“É um trabalho muito importante, já que a conscientização das crianças e a proteção contra as drogas começam na escola. A Polícia Militar tem um trabalho fundamental, para proteger e ensinar os filhos de todos aqui. Antigamente as crianças não tinham esse apoio, e agora elas têm esse programa e esses policiais como amigos para ajudá-los. Então fico muito alegre de tantas crianças aqui estarem protegidas desse mal”, disse o prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho, que acompanhou toda a cerimônia e interagiu bastante com as crianças.

Houve apresentações artísticas das escolas, da Fanfarra da EMEF Almerinda, organizada pelos músicos da Banda Sinfônica Municipal Marcelo Lopes e José Justino, uma apresentação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) por alunos do Colégio Biocêntrico e também do Dare, o leãozinho mascote do Proerd. Além disso, as crianças ganharam uma camiseta do programa, fornecida pela Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana.

O evento contou com a participação da equipe pedagógica de todas as 5 escolas participantes, do presidente da Câmara, Elvis Ricardo, o “Pelé”, e dos vereadores Professor Antonio, Cabo Natal e Marcia Rebeschini, e do comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), coronel Carlos Fanti. Da Secretaria de Educação, participaram o secretário José Jorge Teixeira, o adjunto Assis das Neves Grillo, e as diretoras Denile Marin Luciana Negrison, Renata Ortiz de Camargo e Marli Pontes.

Representando o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Diego Feitoza, e a OAB, Osmar Alves e Carlos Tiago Jirschik da Cruz. Para representar a juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca, Michelli Vieira, participou a coordenadora do Projeto AFIN (Afeto na Infância), Juliana Costa.

Por parte da PM, participaram o Major Marcelo Henrique de Lima (representando o comandante do Batalhão, tenente-coronel Valmir Moreira da Silva), o capitão Reverson Zanetti Marcondes, o 2º sargento, Moacir da Silva, os cabos Michel Henrique Hespanhol e Daniel Monteiro de carvalho e a soldado Tamara Cristina Serpa Ribeiro.

O Proerd é desenvolvido e aplicado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Educação. O objetivo é oferecer atividades educacionais, visando prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O programa é promovido em dez encontros, nos quais o PM Daniel Carvalho ministra as aulas sobre as temáticas, que tiveram início em março.

Proteção à Mulher
Audiência Pública - LDO 2022