Auxílio Transporte
Transparencia - Gestor Transparencia - Gestor
Tributos - Gestor Tributos - Gestor

Ofício 122/2021 - Cosimares

Vice-prefeito Mineirinho e secretários de Nova Odessa recebem recém-criado Conselho de Empresários

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Vice-prefeito, Alessandro Miranda, o Mineirinho, e secretários municipais receberam na última quarta-feira (22/06) os membros do recém-criado Conselho de Empresários de Nova Odessa, além de representantes da Acino (Associação Comercial e Industrial), para debater questões prioritárias para o fomento do setor produtivo, visando a geração de novos empregos e o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) da cidade.

Foram debatidos temas como qualificação profissional da mão de obra local, Coleta Seletiva, Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, as modernizações do Código Tributário e do Plano Diretor de Desenvolvimento e a construção de um anel viário através da pavimentação das avenidas Brasil e Eduardo Karklis, entre outros.

Além dos empresários Edson Berggren, Ricardo Ferreira, Paulo Sérgio Maso, Adriano da Silva, Edimar de Oliveira, Sinézio Pereira e Jonas da Silva Neto, participaram a advogada do grupo, Eliciene do Carmo, os secretários de Governo, Robson Paulo, e de Desenvolvimento da Prefeitura, Rafael Brocchi, o adjunto de Obras e Planejamento, Renan Cogo, a presidente da Acino, Juçara Rosolen, e o 1º secretário da entidade de classe, Samuel Teixeira, e Tiago Tognella, do Projeto de Basquete Além da Cesta.

“O objetivo da gestão do prefeito Leitinho (Cláudio José Schooder) é fomentar a criação de empregos e a geração de renda e de impostos na nossa cidade. Isso passa por essas pautas trazidas pelos empresários, que a nossa administração já vinha correndo atrás também, como a questão da capacitação. Conversar com o Conselho de Empresários e com a Acino é muito importante para entendermos cada vez melhor as necessidades das nossas empresas”, explicou o vice-prefeito Mineirinho.

No caso da capacitação da mão de obra local, por exemplo, foi sugerida a realização de uma pesquisa junto às empresas da cidade para apurar em quais áreas há mais carências, e então buscar cursos nessas áreas junto a instituições como a ETEC (Escola Técnica Estadual), Sebrae, Senai etc. “O Rafael e eu temos visitado diversas empresas e sentido essa dificuldade dos empresários”, apontou Mineirinho.

O secretário de Desenvolvimento lembrou que a prefeitura vai promover no próximo dia 16 de julho, um sábado, o 1º “Feirão do Emprego de Nova Odessa”. As empresas ou instituição interessadas em “garimpar” mão de obra poderão receber interessados em suas vagas das 8h às 14h, no saguão do Paço Municipal, situado na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro. A ação tem apoio da Acino. Só currículos com endereço de Nova Odessa serão aceitos no evento.

Outra preocupação dos empresários é a expansão da Coleta Seletiva de resíduos sólidos, que pode gerar empregos e renda e melhoras os índices de sustentabilidade da própria cidade. Foram discutidas várias ideias, passando sempre pela ampliação das cooperativas de recicladores.

O Conselho foi formado em maio e já conta com cerca de 50 empresas participantes. “Viemos aqui para ajudar, nos colocar à disposição do Poder Público nestas questões. É uma união de forças, para podermos enxergar o que é possível fazermos pela nossa cidade, para fazer uma cidade melhor para todos. Somos apartidários, estamos aqui para contribuir”, finalizou o empresário Edson Berggren.

Proteção à Mulher
Audiência Pública - LDO 2022