Auxílio Transporte
Transparencia - Gestor Transparencia - Gestor
Tributos - Gestor Tributos - Gestor

Ofício 122/2021 - Cosimares

Campanha ‘Outubro Rosa e Novembro Azul’ é lançada pela Prefeitura de Nova Odessa

terça-feira, 4 de outubro de 2022

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Saúde, deu o “start” das tradicionais campanhas “Outubro Rosa e Novembro Azul”, que neste ano têm como slogan “Um elo de atenção e cuidado com a vida”. O lançamento ocorreu na manhã dessa terça-feira (04/10) na sede do Fundo Social. O evento contou com as presenças do prefeito Cláudio José Schooder, Leitinho, do vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, da presidente voluntária do Fundo Social, Rose Miranda, entre outras autoridades e frequentadores do Clube da Melhor Idade – já que a ocasião celebrou também o Dia Mundial do Idoso, comemorado no último sábado (1º/10).

“Hoje é um dia especial, porque além de estarmos lançando o ‘Outubro Rosa e Novembro Azul’, estamos comemorando também o Dia do Idoso. Que bom poder comemorar esta data, mas podemos dizer que o dia do idoso é todo dia. Fico feliz de ver vocês aqui participando das atividades através do nosso Fundo Social. O ‘Outubro Rosa e Novembro Azul’ visa a conscientização, a prevenção e o cuidado da saúde da mulher e do homem. O câncer mata, mas se fizermos os exames e o acompanhamento, podemos tratar e curar”, destacou o prefeito.

A programação das campanhas do autocuidado e da conscientização contra os canceres de mama e colo de útero (“Outubro Rosa”) e de próstata (“Novembro Azul”) será ampla e diversificada, com atividades espalhadas pelos quatro cantos da cidade, entre elas, a Caminhada Rosa no dia e o Mutirão Novembro Azul no Ambulatório.

“Estou muito feliz de estar aqui. Quero agradecer à Rose e à sua equipe, que estão fazendo um ótimo trabalho no Fundo Social e vêm fazendo a diferença. Eu sempre falo que cuidar do idoso é cuidar de quem já cuidou da gente. Tudo o que fizermos pelos idosos é pouco. Temos que ajudar sempre, cada vez mais e mais, porque se não fossem vocês (idosos) a gente não estaria aqui. Feliz Dia dos Idosos”, disse o vice Mineirinho.

CAMINHADA DIA 22/10

Prefeito e autoridades anunciaram ainda a realização da “Caminhada da Conscientização” desse ano, marcada para o próximo dia 22 de outubro, um sábado, a partir das 8h, com início em frente à Prefeitura. Haverá camisetas personalizadas, mas qualquer pessoa pode participar da atividade, com ou sem a camisa do evento. Para quem quiser, a troca de um pacote de fraldas ou três litros de leite por uma camiseta personalizada começa na próxima semana.

“Estou muito feliz de ver vocês participando das nossas ações. Isso que faz com que a gente saia das nossas casas todos os dias e venha aqui preparar tudo isso para vocês. Quero ressaltar a importância dessa nossa campanha. Para mim, esta campanha tem nome: Maria, Antonio e muitos outros, porque nós precisamos ter consciência da importância da prevenção, que é o melhor remédio. Vamos juntos de mãos dadas fazer a diferença na vida de alguém. Nossa gratidão”, comentou Rose Miranda.

Os frequentadores do Clube da Melhor Idade celebraram o Dia Mundial do Idoso em grande estilo. Tiveram uma manhã especial, um delicioso café com direito a bolo e o tradicional ‘parabéns a você’. Também houve a apresentação de coreografia pelo grupo da Melhor Idade.

Os idosos puderam aferir a pressão e fazer o exame de dextro, numa parceria com a PoupSaúde. Assistiram a palestra da ginecologista doutora Gizeli Warner Sgrotte, que falou da importância de se cuidar independentemente da idade e o tempo todo, não somente no Outubro Rosa. E contaram com dicas da fisioterapeuta Norma Isolina Belini Bassora que falou sobre o dia a dia da pessoa idosa, principalmente sobre a necessidade da prática do exercício físico.

Confira a programação do “Outubro Rosa” em Nova Odessa:
05/10 – Palestra sobre Autoexame de Mama na UBS 1, às 8h
06/10 – Palestra sobre “Prevenção do Câncer de Mama” com a médica Gizeli Sgrotte para as funcionárias na Maternidade, entrega de bombons e sorteio de brindes
10/10 – Roda de Conversa às 9h no Pronto Atendimento do Jardim Alvorada
17/10 – Roda de Conversa às 10h no Pronto Socorro do HMNO com equipe multiprofissional e ações sociais, inclusive atendimento com psicólogos e nutricionistas
17/10 – Roda de Conversa na UBS 5, às 8h
18/10 – Roda de Conversa na UBS 3, às 8h
19/10 – Palestra na Coden, às 9h
21/10 – Palestra com doutora Liris na UBS do São Jorge, às 10h
22/10 – Caminhada com concentração às 8h em frente ao Paço e muitas atividades (alongamento, dança, apresentações etc), além de surpresas
27/10 – Roda de Conversa na UBS 4, às 9h
27/10 – Palestra na Academia da Saúde, às 8h
27/10 – Palestra sobre “Prevenção do Câncer de Mama” com a médica Gizeli Sgrotte para as funcionárias da Maternidade, entrega de bombons e sorteio de brindes.

Proteção à Mulher
Decretos Municipais