Auxílio Transporte
Transparencia - Gestor Transparencia - Gestor
Tributos - Gestor Tributos - Gestor

Ofício 122/2021 - Cosimares

Saneamento: Coden de Nova Odessa obtém 92% de satisfação geral em pesquisa da ARES PCJ

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

A Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, obteve 92% de satisfação geral em pesquisa quantitativa realizada pela ARES PCJ, sua agência reguladora, junto aos consumidores do município. Este percentual confirma uma tendência de alta em relação às edições anteriores, realizadas em 2017 e 2020. Além da satisfação geral, o levantamento também avaliou a satisfação em relação aos serviços prestados pela Coden. Destacam-se os altos índices de aprovação da Qualidade da Água (95%), Coleta de Esgoto (90,4%), Tratamento de Esgoto (92%) e Coleta de Lixo (93,2%).

ARES-PCJ é a sigla para Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Foi criada para regular e fiscalizar a prestação dos serviços públicos de saneamento básico nos municípios associados – inclusive Nova Odessa. O trabalho da Agência é totalmente autônomo em relação às gestões municipais atendidas.

“A Coden cuida da água, do esgoto e do lixo muito bem. Não é à toa que a água de Nova Odessa é considerada uma das melhores da região e a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo é referência para vários municípios. Isso aumenta a nossa responsabilidade de manter a qualidade dos nossos serviços sempre em alta”, afirmou o presidente da Conden, Elsio Alvaro Bocaletto.

De acordo com o diretor financeiro da empresa municipal, Hamilton Lorençatto, os dados da ARES PCJ coincidem com o resultado de recente pesquisa feita por empresa contratada, em que a aprovação do abastecimento de água chegou a 95,2%. “Estamos analisando esses números para identificar oportunidades de melhoria na prestação dos serviços à população e, também, para planejar os próximos passos da nossa gestão”, afirmou.

O prefeito Cláudio José Schooder (o Leitinho), que sempre foi um defensor da equipe técnica da Coden, agradeceu novamente o trabalho realizado para garantir água tratada de qualidade à população de Nova Odessa – não por acaso considerada uma das melhores do Estado. Ele também lembrou a importância da empresa para o bom andamento dos serviços que são prestados pela Prefeitura à população.

“A Coden é um dos grandes orgulhos da nossa cidade. Sempre podemos contar com a Coden e somos bem atendidos pelos seus funcionários, que são dedicados a Nova Odessa e à nossa gente. Parabéns a todos pelos excelentes índices alcançados nesta pesquisa, mas já sabíamos que a Coden sempre vai ser destaque em qualquer pesquisa da qualidade do serviço prestado”, afirmou Leitinho.

45 ANOS

A “relação” da Coden com a cidade completou 45 anos em 2022. A empresa foi criada em 1977 com o objetivo inicial de construir obras públicas municipais. Em seus primeiros anos de atividade, a Coden foi responsável pela pavimentação asfáltica, iluminação pública e rede de água e esgoto nos bairros. Nos anos seguintes, ergueu escolas, creches, ginásios de esportes, praças, pontes e postos de saúde. Também fez o Hospital Municipal, o Terminal Rodoviário e o Paço Municipal.

Em 1980, passou a ser a concessionária dos serviços de água e esgoto no município, incorporando o antigo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), primeiro órgão da prefeitura de Nova Odessa responsável pelo saneamento da cidade. Em 2018, foram transferidos também à Coden os serviços de manejo de resíduos sólidos (coleta e destinação do lixo comum). A Prefeitura detém quase a totalidade das ações da empresa.

Acompanhe outros detalhes da pesquisa da ARES PCJ:

• Atendimento
Atendimento na Sede (93,6%)
Atendimento Telefônico (84,8%)
Ouvidoria (84,1%)

• Esgoto
Coleta de Esgoto (90,4%)
Tratamento de Esgoto (92%)

• Conta
Entendimento da Conta (86,3%)
Leitura e Entrega Correta (94,5%)

• Água