Auxílio Transporte
Transparencia - Gestor Transparencia - Gestor
Tributos - Gestor Tributos - Gestor

Ofício 122/2021 - Cosimares

Prefeito recebe 100 kits de livros do ‘Caixola de Histórias’, que tem apoio da CCR AutoBAn

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

O prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder, o Leitinho, recebeu pessoalmente nesta quinta-feira (06/10) os 100 kits contendo três livros cada do Projeto “Caixola de Histórias Para Ler e Ouvir”, do Grupo Teatro A bordo, que tem patrocínio do Instituto CCR, da concessionária CCR AutoBAn. O material traz, inclusive, o resultado da participação de artistas e educadores de Nova Odessa no projeto em 2021.

A entrega dos exemplares foi feita por Diego Andrade, ator e produtor do Grupo Teatro A bordo, e pela atriz e autora do material paradidático, Cida Cunha. Os livros devem ser utilizados em salas de aula – inclusive nas novas lousas digitais existentes nas classes da Rede Municipal – a partir do início do próximo ano letivo.

Pela Secretaria Municipal de Educação, estavam presentes Denile Tupynamba Marin, diretora de Ensino Fundamental 1, Erika Salazar Sanches Manoel, coordenadora pedagógica da Educação Especial, e Renata Ortiz, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – além das professoras Eliani Cruz, do 5º ano da EMEF Professora Salime Abdo (do Jardim Alvorada) e Regina Fabiana Pantarotto, de Artes, que atua em várias unidades da Rede.

Os livros trazem os relatos, histórias e experiências coletados ao longo da pandemia, quando a companhia se viu obrigada a paralisar suas apresentações ao vivo em escolas públicas de todo o Estado de São Paulo em seu “container-palco” e, para não deixar de propagar as artes e a cultura para as crianças, passou a promover “lives” (transmissões ao vivo), nas quais contou com o apoio de artistas e educadores de 25 cidades brasileiras.

A participação de Nova Odessa aconteceu na live do dia 17 de junho de 2021 (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1diMQ5I4jFw, a partir da marca de 1h25m), com o multiartista Cícero Edno, de integrantes da comunidade leta e das duas professoras, autoras de um vídeo incluído na transmissão que fala da origem dos nomes de escolas da Rede Municipal de Ensino. Essas participações foram transformadas pela autora no capítulo de Nova Odessa no livro 3, sobre “Povos e Tradições”.

“Achei um projeto maravilhoso, que não só traz histórias lindas para os professores trabalharem com nossos alunos, mas que também fala de Nova Odessa, o que aumenta o interesse da criança. Nossa gestão tem incentivado a leitura como forma de reforço no aprendizado, e esses kits só vêm somar nesse sentido. O pessoal do ‘Caixola’ está de parabéns – e queremos muito receber em breve as apresentações presenciais do Teatro A bordo”, agradeceu o prefeito Leitinho.

Assinada por Cida Cunha com ilustrações de Leo Porto e com coordenação de Talita Berthi e Douglas Zanovelli, a coletânea “Caixola de Histórias para Ler e Ouvir” registra lendas, contos populares e histórias reais das cidades visitadas e é dividida em três volumes temáticos.

Em “Lendas Brasileiras”, a história viaja por 9 cidades e o universo fantástico da natureza e suas manifestações que permeiam a imaginação popular. Já “Nomes de Origem” traz nas histórias de 8 cidades os elementos curiosos da criação dos nomes dos municípios e seus significados. Por fim, o volume “Povos e Tradições” reúne registros de 8 cidades e seus elementos estruturantes dos costumes locais, suas manifestações e tradições.

Além dos livros, o kit contém também um encarte com atividades sugeridas aos professores, seguindo as normas e objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para baixar a versão virtual dos Livros e encarte com as atividades, acesse https://caixoladehistorias.com.br/downloads/.

Saiba mais em: https://fb.watch/f_OpnZmwWA/

Proteção à Mulher