Prefeitura Municipal de Nova Odessa
Estado de S�o Paulo
Conteudo do Site da Prefeitura Municipal de Nova Odessa

Ecoponto do Monte das Oliveiras é espaço correto para descarte de materiais

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Diante das ocorrências de descarte irregular de materiais inservíveis registradas nos últimos dias, a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa lembra à população que disponibiliza um local apropriado para a destinação, que é o Ecoponto do Jardim Monte das Oliveiras. Inaugurado em novembro de 2014, o espaço fica na esquina das ruas Vilhelms Rosenbergs e Aristides Réstio, e funciona diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos sábados e domingos.

No Ecoponto é possível descartar materiais recicláveis limpos como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor; resíduos da construção civil (até 1m³ por pessoa/dia); madeira e móveis usados; restos de poda; óleo de cozinha (devidamente embalado em garrafa PET); roupas usadas; aparelhos eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa/dia). “O espaço funciona diariamente, das 7h às 19h. Não há desculpas para o descarte irregular”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Edison Barros.

Os materiais recicláveis descartados no Ecoponto são encaminhados para uma cooperativa de reciclagem da cidade, que realiza a separação e destinação final adequada, o que garante geração de renda para muitas famílias. Vale lembrar que o Ecoponto novaodessense se tornou referência regional por conta do seu sistema de funcionamento. O espaço conta com caçambas e bags, que evitam que os resíduos sejam depositados no chão, e está em área cercada por alambrados e com controle de entrada e saída dos materiais.

No ano passado, o Ecoponto do Jardim Monte das Oliveiras recebeu 750 toneladas de materiais inservíveis. Deste total, 250 mil toneladas foram reaproveitadas na recuperação de estradas na área rural da cidade. Nova Odessa conta ainda com três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para o descarte exclusivo de materiais recicláveis. Os espaços funcionam 24h e estão instalados no Parque Ecológico Izidoro Bordon, no Bosque Manoel Jorge, na Rua Manaus, no Jardim São Jorge e na Praça Central José Gazzetta. Importante esclarecer que o Ecoponto, os LEVs e o PEV não recebem resíduos orgânicos, perigosos, industriais, hospitalares e farmacêuticos, animais mortos, lâmpadas fluorescentes ou ainda pilhas e baterias.

DESCARTE É CRIME – Nova Odessa conta com a lei municipal 2.883/2014 que tipifica como crime ambiental o descarte de entulhos e outros materiais em áreas irregulares. A multa para quem for flagrado varia de R$ 500 a R$ 5 mil. Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelo telefone (19) 3466-0917.Também é possível entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

Diretoria de Comunicação