Prefeitura Municipal de Nova Odessa
Estado de São Paulo
Conteudo do Site da Prefeitura Municipal de Nova Odessa


Prefeito de NO e diretores da Coden recebem prefeito de Américo Brasiliense na ETE Quilombo

quarta-feira, 31 de maio de 2023
 
Na última terça-feira (30/05), os diretores da Coden Ambiental de Nova Odessa receberam o prefeito de Américo Brasiliense, Dirceu Brás Pano, e seu vice, Luzimar Alves dos Santos, para uma visita as instalações da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo. Prefeito, vice e assessores vieram conhecer detalhes da operação da ETE novaodessense. Em seguida, eles foram recebidos prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) em seu gabinete.

Segundo a empresa responsável pelos serviços de Saneamento Básico na cidade, as soluções para os serviços de água e esgoto em Nova Odessa são consideradas uma referência regional em Saneamento Básico e, frequentemente, atraem gestores de outras cidades, interessados no compartilhamento de informações.

“A qualidade dos serviços prestados pela ETE Quilombo chama atenção até fora do país. Inclusive, recentemente, recebemos uma comitiva da Bolívia. E hoje, a presença dos nossos amigos de Américo Brasiliense também é motivo de grande satisfação”, afirmou o prefeito Leitinho.

O prefeito de Américo Brasiliense agradeceu pela receptividade e orientações recebidas. “Tivemos um acolhimento bastante caloroso”, ressaltou Dirceu Brás. De acordo com ele, o município deixará de fazer o despejo sanitário “in natura” com a inauguração de sua primeira Estação de Tratamento de Esgoto prevista para agosto, uma obra que começou a ser construída em 2012, permaneceu paralisada por alguns anos e agora está sendo retomada.

O diretor do DAEMA (Departamento de Água e Esgoto) de Américo Brasiliense, André Corrêa de Oliveira, explicou que a estação local tem dois reatores iguais aos da ETE Quilombo e que estão prestes a entrar em operação. “Viemos conhecer na prática a aplicação desta tecnologia para ter mais segurança em nosso dia a dia”, disse.

A grande atração da ETE Quilombo são os reatores Biopaq Ubox, de tecnologia holandesa e que permitem a ocorrência de duas fases de tratamento do esgoto – aeróbia e anaeróbia – no mesmo tanque. “Um dos diferenciais deste processo é a eliminação do odor característico do lodo resultante do processo”, explicou o diretor técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho.

A ETE Quilombo atende 96% dos moradores de Nova Odessa, tratando 100% do esgoto coletado e devolvendo água praticamente limpa ao Ribeirão Quilombo, o que garante à cidade índices considerados de excelência no esgotamento sanitário. A unidade opera com 4 reatores para o tratamento de até 110 litros de resíduos por segundo, resultando numa capacidade estimada para atender 80 mil habitantes, um número bastante superior à população de Nova Odessa, que totaliza, aproximadamente, 61 mil pessoas.