Abre e fecha: Prefeitura de Nova Odessa define recesso de fim de ano para serviços não essenciais

A Prefeitura de Nova Odessa definiu, por meio do Decreto Municipal nº 4.660/2023, o recesso de final de ano dos serviços não essenciais. Assim, o expediente da Central de Atendimentos do Paço Municipal e demais balcões de atendimentos administrativos e não essenciais (como as secretarias das escolas da Rede Municipal de Educação) se encerra nesta quarta-feira, dia 20 de dezembro, e retorna no dia 04 de janeiro de 2024, no horário normal de funcionamento.

No caso de serviços essenciais como Saúde, Segurança, Cemitério e Velório, cabe aos secretários definirem a jornada de trabalho, como já acontece tradicionalmente na cidade há décadas.

Na Rede Municipal de Saúde, além do atendimento ininterrupto no Hospital Municipal 24h, o PAM (Pronto Atendimento Municipal) do Jardim Alvorada também funcionará das 7h às 21h, todos os dias. O Ambulatório de Especialidades e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), assim como as Farmácias das UBSs do Jardim Nossa Senhora de Fátima e do Jardim Alvorada, estarão fechados durante o recesso.

As solicitações de transporte para o Hospital podem ser feitas pelo telefone da Central de Ambulância 192 ou pelo (19) 3476-8194, na recepção do Pronto-Socorro.

Já a Farmácia Central e Farmácia de Alto Custo atenderão nos dias 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de dezembro e no dia 03 de janeiro de 2024, das 8h às 12h, retomando o horário normal a partir do dia 04/01/2024.

BOSQUE ABERTO

Uma opção de lazer que permanece aberta à população mesmo no recesso é o Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa, espaço público recentemente reorganizado e reaberto pela Prefeitura de Nova Odessa. O local arborizado com pista de caminhada abre diariamente das 6h às 21h.

O Velório e o Cemitério Municipal de Nova Odessa abrem normalmente durante o recesso. Confira os detalhes de funcionamento de cada setor público municipal, inclusive do Poupatempo Paulista, que funciona junto ao Centro de Referência ao Trabalhador e Empreender.

SEGURANÇA

Para as ocorrências de Segurança Pública, a GCM (Guarda Civil Municipal) atende 24h normalmente pelos telefones (19) 3466-1900 e 153. Já a Polícia Militar do Estado pode ser acionada pelo 190.

Chamadas para a Defesa Civil Municipal, em casos de desastres naturais como alagamentos, desabamentos, queda de árvores e outras, podem ser feitas a qualquer momento pelo número da Guarda Civil. A Defesa Civil também atende pelos telefones (19) 9.9523-6418 ou 9.9754-9260.

POUPATEMPO

O Poupatempo Paulista, que funciona junto ao Centro de Referência ao Trabalhador e Empreender, abrirá normalmente no sábado (23/12) e na terça-feira (26/12), depois retoma o expediente no dia 02 de janeiro. Não funcionam o Procon, PLT (Posto Local de Trabalho), Banco do Povo, Junta Militar e Posto do Sebrae.

DEMAIS ÓRGÃOS

As secretarias e diretorias de Habitação, Promoção Social, de Serviços Urbanos, Parques e Jardins, Segurança Municipal, Vigilância em Saúde, a Garagem Municipal, o Viveiro Municipal e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Educação e demais unidades do Paço Municipal também não abrirão no recesso.

Não funcionam no recesso o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CAS (Centro de Assistência Social) e o Clube da Melhor Idade.

As creches e escolas da Rede Municipal não têm atividades presenciais ou administrativas durante o recesso.

CODEN AMBIENTAL

A Coden Ambiental encerra o atendimento ao público nesta quarta-feira (20/12), às 11h, e retoma às 8h no dia 04/01/2024. Já a Coleta de Lixo será mantida normalmente no dia de Natal (25/12/2023) e suspensa no Ano Novo (01/01/2024).

Para casos de emergência que venham a ocorrer durante o recesso, como falta d’água ou rompimento de redes de água ou esgoto, será disponibilizado um plantão de atendimento pelo telefone gratuito 0800 771-1195.

A partir de 04 de janeiro, o atendimento presencial volta a funcionar das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 15h na sexta-feira. Outra opção para os dias de expediente normal é o atendimento via WhatsApp (19) 99599-7766, de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h e na sexta-feira, das 14h às 15h.