Pesquisa aponta Alto Grau de Satisfação da população com a geração de empregos em Nova Odessa

Pesquisa Indsat Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos divulgada nesta semana mostra que Nova Odessa alcançou “Alto Grau de Satisfação” na avaliação da população quanto à “Geração de Empregos”, superando a média das Pequenas Cidades nas pesquisas deste 2º semestre.

Segundo nota da empresa de pesquisa piracicabana, o serviço atingiu 654 pontos no levantamento, maior desempenho no período entre setembro de 2022 e julho deste ano. “Considerando a média de 509 pontos das demais cidades do agrupamento, a Geração de Empregos de Nova Odessa está 145 pontos acima das CPPs”, informa a empresa.

O resultado divulgado no último dia 11/08, referente a julho, é bem melhor que a pesquisa anterior sobre o mesmo serviço realizada pela Indsat: em março de 2018, a “Geração de Empregos” em Nova Odessa recebeu da população uma nota de 499 pontos, com “Baixo Grau de Satisfação” naquela ocasião e reprovação de 52%.

O resultado corrobora um dado oficial divulgado recentemente: de janeiro a junho deste ano, o saldo do Caged aponta a criação de 158 vagas de trabalho “formais” pela Economia de Nova Odessa (foram 6.767 contratações, perante 6.609 demissões). Em 2022, o saldo anual foi positivo em 696 vagas criadas, e em 2021, de 1.605 novos empregos gerados na cidade. Ou seja: de janeiro de 2021 a junho de 2023, já são 2.459 novas vagas criadas na cidade.

ENTENDA

“O aumento na satisfação dos moradores com o setor pode refletir as iniciativas da administração municipal, que desde o ano passado tem anunciado mudanças na cidade. Segundo informações da prefeitura, [15] empresas foram anunciadas no último ano, além da realização do 2º Feirão do Emprego, previsto para o final de setembro. No primeiro evento, cerca de 500 pessoas conseguiram vagas nas empresas da cidade, de acordo com a administração municipal. Os projetos desenvolvidos em Nova Odessa têm atingido desde os jovens no final do Ensino Médio, a partir do programa Novatec (parceria com o Senai, Sesi, Ciesp, Sebrae, Etec, Fatec, CIEE e Sicoob) até artesãos e pequenos ambulantes da cidade, por meio da Feira Noturna”, destaca a Indsat sobre o resultado mais recente.

As avaliações positivas observadas na cidade também aumentaram no último semestre. Em dezembro de 2022, 41,1% dos moradores aprovaram a Geração de Empregos da CPP. No levantamento atual, o número avançou para 42,3% (4,8% de ótimo e 37,5% de bom).

A rejeição caiu no período, considerando 17,7% em dezembro de 2022 e 15,4% em julho deste ano, soma de 10,9% de ruim e 4,5% de péssimo. Os resultados, apontados nas entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

Os moradores reunidos por gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião indicam que a maior aprovação foi observada entre a população de escolaridade fundamental, com 48,9%. A rejeição foi mais elevada entre moradores de 31 a 50 anos, com 17,5%.