Prefeito assina ordem de serviço para construção da sede própria da GCM de Nova Odessa

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) assinou na manhã desta quarta-feira (13/09) a ordem de serviço para construção do prédio da sede própria da GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa. Localizada em terreno municipal de 4 mil metros quadrados na Avenida João Pessoa, próxima à Prefeitura, Hospital e Fórum, a obra de 793 m2 de área construída recebe investimento de R$ 2.419.858,06 em recursos próprios, e tem previsão de conclusão de oito meses.

A solenidade de assinatura contou com a presença do vice-prefeito Alessandro Miranda (o Mineirinho), o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, o comandante da GCM, Luciel Oliveira, a secretária municipal de Obras, Miriam Lara Netto, os vereadores Professor Antonio, Marcia Rebeschini, Oseias Jorge, Tiãozinho do Klavin e Paulinho Bichof – entre outras autoridades.

A cerimônia teve ainda a participação do comandante da Gama (Guarda Municipal de Americana), Marco Aurélio, que representou o prefeito Chico Sardelli, além de secretários municipais, da presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade, Rose Miranda, e do pastor Nilvaldo Coelho, que fez a oração de benção do local, entre outros.

A arquiteta que fez a maquete do projeto, Tainara Caputi, e a engenheira responsável Sabrina Rodrigues também estiveram presentes. Pela Empreiteira Ferrezin Ltda (responsável pela construção), estava o administrador Fernando Aguiar, que recebeu a ordem de serviço das mãos de Leitinho.

“Hoje é um marco histórico em nosso município e para a nossa Guarda, pois autorizamos mais uma grande obra, que fará a diferença na vida dos guardas e da nossa população. É o início da construção da base da GCM”, destacou o prefeito Leitinho. Foi feita também uma homenagem à GCM Rosângela Fagundes, que faleceu há exatos 3 anos ao sofrer um infarto durante o expediente.

Mineirinho também ressaltou a importância da obra. “É um marco para a nossa cidade. Cuidar da Segurança Pública é cuidar da população. Estamos investindo em todas as áreas e também na GCM, que tem de ser valorizada. Essa sede própria vai trazer a dignidade que nossos guardas sempre mereceram. O local é em um ponto estratégico, próximo ao Centro, e para a logística da Guarda é muito importante”, afirmou o vice-prefeito.

“É com alegria e honra que iniciamos este projeto, que vinha sendo discutido desde o início da atual gestão. Uma das primeiras propostas feitas para a Secretaria de Obras era a construção da sede da Guarda, algo que o prefeito insistia, afirmando que a GCM tinha que ter a sede própria. Agradeço o pessoal da corporação, que participou desde o início e conseguimos chegar a este projeto bacana, que contempla todas as necessidades da Guarda”, afirmou Miriam.

O PRÉDIO

A sede da GCM contará com dois pavimentos. No térreo, terá área administrativa, quartos de descanso (alojamentos) masculino e feminino, vestiários amplos, refeitório, sala de reunião e instruções, central de videomonitoramento, salas do inspetor, comandante e do secretário. No pavimento superior, haverá academia, estande de tiro, sala de armamento e suprimentos.

“Essa assinatura representa uma grande conquista e valorização, por parte do prefeito Leitinho e do vice Mineirinho, à GCM. É muito importante esse olhar da atual gestão na valorização dos profissionais da Segurança Pública. Tivemos uma conquista recentemente, que foi o aumento na função de risco. Tivemos aquisição de armas, de coletes, fardamentos e de viaturas. Mas o grande sonho era ter a sede própria, e isso é dar dignidade aos profissionais”, frisou o coronel Fanti.

“Numa linha do tempo, hoje seria o segundo dia mais importante para a Guarda de Nova Odessa. O primeiro foi em 1987, quando ela foi criada, e o segundo é hoje, com o lançamento da nossa base própria. Isto traz valorização e dignidade para os guardas. Enfim, hoje o patrulheiro tem todos os recursos bélicos, coletes, armamento, viatura, e hoje fechamos com chave de ouro o início da base própria, que para nós é motivo de alegria e comemoração”, comemorou o comandante Luciel.

Entre os vários investimentos feitos pela atual gestão na GCM, está a viabilização de 6 viaturas novas, 44 pistolas, 2 carabinas, 1 escopeta, 34 coletes balísticos entre outras, além da contratação de 10 novos GCMs.