Com ações diárias, Saúde de Nova Odessa chega 17.853 imóveis nebulizados contra o mosquito da dengue

Mais 9.047 imóveis de Nova Odessa, distribuídos em 312 quadras, de 17 bairros, receberam na última semana o serviço de nebulização veicular de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti adulto, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Isso entre segunda-feira (29/04) e domingo (05/05) – incluindo feriado do dia 1º e o sábado, já que o trabalho não parou ao longo da semana passada.

Assim, o total de imóveis que passaram pelo procedimento neste ano sobe para 17.853, em 41 bairros e localidades atendidos até aqui – alguns mais de uma vez. Até a semana anterior, era 8.806 imóveis nebulizados. A Secretaria Municipal de Saúde segue avaliando a situação de cada localidade e deve promover novas nebulizações veiculares a frio, com alto poder de dispersão e amplo alcance do inseticida.

Segundo a Secretaria de Saúde do Município, apesar de ser popularmente conhecido como “fumacê”, o atual serviço de nebulização veicular é muito diferente dos antigos “fumacês” do século passado.

“As máquinas atuais soltam partículas, e não mais o inseticida na forma de ‘fumaça’ como antigamente. À noite, essas partículas são praticamente invisíveis, então existe essa diferença fundamental entre ‘fumacê’ e nebulização. O fumacê, como o próprio nome diz, solta a fumaça, e esse tipo de equipamento não é utilizado a muito tempo devido à sua baixa eficiência. Já os nebulizadores a frio são equipamentos mais modernos, nos quais a máquina solta micropartículas do produto, que vão caindo aos poucos no ambiente que está sendo nebulizado, garantindo uma maior eficiência do produto”, explicou a pasta.

Lembrando que a Sucen (Superintendência Estadual de Controle de Endemias) só autoriza a realização da nebulização veicular em localidades com dois ou mais casos positivos de dengue num raio de três quadras a partir da residência do primeiro caso. O próprio inseticida é fornecido pelo órgão estadual nas quantidades exatas para cada ação autorizada.

Nova Odessa registra 2.635 casos positivos de dengue neste ano, mas parte desses casos são de moradores de outras cidades próximas que buscam atendimento médico na Rede Municipal de Saúde. A cidade segue sem óbitos confirmados por dengue grave, com dois casos em investigação (aguardando resultados de exames laboratoriais).

ARRASTÃO NO TERRA NOVA

Além das nebulizações veiculares, o trabalho de combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue continua diariamente em Nova Odessa, e é realizado pela equipe de 10 servidores do Setor de Zoonoses. Na manhã do último sábado, dia 04/05, a equipe de Zoonoses promoveu mais um “arrastão” de recolhimento de criadouros do mosquito, desta vez no Jardim Terra Nova/Residencial Fibra.

Foram vistoriadas 273 residências e estabelecimentos encontrados “abertos”, ou seja, com moradores no momento da visita. Outros 15 imóveis estavam fechados e 01, desocupado. Felizmente, a equipe não encontrou larvas vivas do Aedes, mas recolheu um caminhão lotado de materiais inservíveis que poderiam servir de “berçários da dengue”.

Durante a semana, a equipe de Zoonoses segue realizando o trabalho de “BCC”, ou “busca casa a casa” por criadouros e pacientes sintomáticos em bairros mais críticos para a dengue. A Secretaria Municipal de Saúde pede que os moradores visitados sempre abram as portas para a equipe antidengue da Prefeitura.