Consimares faz sucesso na 1ª FINDIMOR com exposição de projetos de recuperação de resíduos

Pelo menos 350 pessoas visitaram o estande do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) durante a 1ª FINDIMOR (Feira das Indústrias, Negócios e Empregos), nesta quarta e quinta-feira, em Monte Mor. O ponto alto da exposição foram as palestras para estudantes realizadas por técnicos do Consórcio sobre a importância da reciclagem de resíduos para a preservação do meio ambiente.

Quem passou pelo estande recebeu pasta com folder sobre os principais projetos de recuperação de resíduos do Consimares, além de uma embalagem com um quilo de composto orgânico para utilizar em jardins, hortas e vasos, resultado do projeto de compostagem realizado pelo Consórcio em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa e a Coden Ambiental.

“Um dos estandes mais visitados da Feira, com certeza, foi o do Consimares. Instigamos as pessoas a conhecerem o que é o Consórcio, os projetos em realização e recebemos a visita de muitos estudantes. Tivemos até que ampliar as rodadas de palestras no segundo dia para atender a demanda. A participação no evento foi muito positiva para divulgar nossas ações, promover a educação ambiental visando o descarte correto de resíduos, além de fazer novos contatos e despertar o interesse de empresas que passaram pelo estande para possíveis parcerias”, avaliou o secretário-executivo do Consimares Fábio Orsi, que coordenou os trabalhos na exposição.

A bióloga do Consimares, Juliana Clauss, despertou a curiosidade dos alunos ao mostrar a transformação de frutas, verduras, legumes e restos de poda em composto orgânico de primeira qualidade, após o processo de compostagem, que os estudantes puderam levar para casa gratuitamente.

O prefeito de Monte Mor, Edvaldo Brischi, visitou o estande e se empolgou com o projeto de compostagem realizado pelo Consórcio. “O prefeito disse que pretende implantar o projeto de compostagem de resíduos orgânicos ainda neste ano no município”, comemorou Juliana.

VITRINE

Para Mauricio Baroni, presidente do Consimares, a participação do Consórcio na feira industrial é uma oportunidade de compartilhar com empresários e visitantes o trabalho do Consórcio. “A exposição na FINDIMOR é uma vitrine para mostrar o trabalho sério do Consimares junto aos municípios para a destinação correta de resíduos, ampliação da coleta seletiva e da reciclagem com apoio de cooperativas, cuja participação das empresas é de fundamental para fortalecer a economia circular”, valorizou o presidente.

Realizada pela Prefeitura de Monte Mor, a 1ª FINDIMOR começou na terça-feira (12/09) e termina neste sábado (16/09) com feiras de empregos, de arte e gastronomia.