Conheca Nova Odessa

- Suporte

Semana do Idoso: Jovens aprendem brincadeiras antigas com idosos

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mais do que dizer aos jovens de hoje em dia que eles precisam usar menos aparelhos eletrônicos e brincar mais é mostrar isso na prática. Foi o que ocorreu na manhã desta quarta-feira (30) no Clube da Melhor Idade, onde alunos do Colégio Biocêntrico e netos de frequentadores do local puderam interagir com os idosos e aprender diversas brincadeiras antigas. Foi o primeiro dia de atividades referentes à Semana do Idoso, que ainda traz palestras e confraternização até a sexta-feira, dia 2.

Alexandre Sales, de oito anos, pela primeira vez na vida jogou peão. “Gostei muito, principalmente a hora que arremessa o peão com a cordinha”, descreve o garoto, neto de Ângela Maria Salgado, frequentadora do Clube da Melhor Idade. “Minha avó tinha falado do peão, mas eu nunca tinha brincado”, revela. Durante a manhã foram disponibilizadas várias brincadeiras antigas aos participantes.

O projeto Revivaviver trouxe brincadeiras como ‘Escravos de Jó’, carrinho de rolimã, taco/bets, peteca, jogo da velha, bambolê, pular corda, peão, argolas e bola de gude. Eduardo Pio de Araújo e Francisca Alves de Araújo orientaram os participantes. “O intuito é a socialização, interagir os jovens com os idosos”, explica Eduardo. “O objetivo é tirar as crianças um pouco da tecnologia, que em excesso faz mal. E também criar esse vínculo para o futuro delas”, acrescenta.

O Colégio Biocêntrico trouxe 34 alunos, da 6ª e 8ª séries, acompanhados dos professores de Educação Física e de Ética. “A ideia é que os alunos vejam os idosos e desenvolvam a percepção da importância de conviver com os mais velhos”, detalha a diretora da instituição de ensino, Simone Leonardi. “O principal é conhecer as brincadeiras antigas e desenvolver o respeito pelo pessoal da terceira idade”, reforça.

Através de parceria com a Drogasil, o Laboratório Medley realizou a Blitz da Saúde, com aferição de pressão arterial e a distribuição de folder sobre vida saudável. Além disso, o Laboratório ADV entregou brindes e ofereceu café da manhã aos participantes das atividades. Já a empresa Legrand trouxe um estande com produtos para a terceira idade e houve ainda o projeto Supera, com a realização de jogos de raciocínio e estímulo à memória, promovido por Francisco de Assis.

Programação – A Semana do Idoso continua no Clube da Melhor Idade nesta quinta-feira, dia 1º. A partir das 9:00 haverá uma roda de conversa e cartilha abordando sobre prevenção de quedas (tema “Minha Casa Oferece Perigo?”), com a farmacêutica Juliana Raquel da Cunha Corrêa. A naturóloga Maine Fernandes falará sobre Fitoterapia, que é o uso de plantas medicinais em várias formas. E às 9h30 haverá exercícios para equilíbrio dos idosos com Renan Reis, do Grupo Solo.

Encerrando a Semana do Idoso, na sexta-feira, dia 2, será realizada uma apresentação musical com o grupo de forró Baião de Três, a partir das 14 horas. Ainda haverá uma confraternização entre os integrantes da Melhor Idade. A organização do evento pede que os participantes da festividade de encerramento tragam um prato doce ou salgado e um refrigerante.

“É maravilhoso ver essa interação dos jovens com os idosos, que puderam aprender várias brincadeiras e vão levar isso para a vida toda”, ressalta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “Na era da tecnologia, de celulares e tablets, é importante resgatar as brincadeiras de antigamente”, destaca.

“Estamos abertos a tudo o que for somar nos nossos trabalhos. As pessoas que quiserem apoiar as atividades do Clube da Melhor Idade são muito bem-vindas”, completa a primeira-dama. “Essas atividades todas mostram que no Clube da Melhor Idade o cuidado é integral com os idosos. Vai além da interação, é o afeto que eles adquirem com esse envolvimento”, conclui o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

Diretoria de Comunicação

P�blico 2013