Agenda Cultural - Maio 2018

- Suporte

Melhor Idade de Nova Odessa cai na folia com matinê de Carnaval 'das antigas'

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O Carnaval comemorado à moda antiga deu o tom da “Matinê da Melhor Idade”, realizada nesta sexta-feira (09) no Clube da Melhor Idade de Nova Odessa. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes à festividade e dançaram ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas. Durante a semana, as aulas das modalidades oferecidas gratuitamente às pessoas acima dos 60 anos tiveram a mesma temática.

O salão e os corredores do Clube foram todos decorados com itens de Carnaval e os frequentadores usaram máscaras e outros adereços da festa popular. O objetivo do evento foi a confraternização entre os participantes das várias atividades no espaço, unindo a atividade física com o sentimento de resgate do Carnaval tradicional para os idosos.

O evento teve a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, da coordenadora do Clube da Melhor Idade, Cristiane Mareschi Barbosa, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Elvis Ricardo Maurício Garcia, da diretora de Gestão Social e Cidadania, Patrícia Pereira, e da coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Sueli Silva.

“A ideia é proporcionar sempre a integração e a socialização dos idosos, colaborando na convivência pessoal, familiar e em grupo deles”, ressalta a presidente do Fundo Social. “É um cuidado integral com a saúde da Melhor Idade, incluindo bem-estar físico, mental e emocional”, completa Andréa Souza. Dentre os participantes estava um grupo de idosos frequentadores do CRAS no Jardim das Palmeiras.

Participa – O aposentado Ayrton Casarollo, de 78 anos, frequenta o Clube da Melhor Idade desde 2014 e inicialmente praticava o vôlei adaptado. “Agora participo de seis atividades”, ressalta. No ano passado, se sagrou campeão de truco no Jori (Jogos Regionais do Idoso), competindo com 35 cidades. “Gosto sempre de participar das festas. De preferência os bailes temáticos”, conta.

Outra participante da matinê foi a também aposentada Aparecida Lopes Ribeiro, 69. Ela frequenta o espaço desde o começo das atividades, em 2014. “Eu vim e parei. Depois retornei”, conta. Atualmente, Aparecida participa das aulas de Dança de Salão e Dança Coreografada. “Gosto das festas e participo sempre que posso”, completa.

O Clube da Melhor Idade possui diversas modalidades aos idosos novaodessenses que se cadastrarem para receber o crachá: Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação, Karatê, Judô, Vôlei Adaptado, Dança Coreografada, Pilates, Exercícios Funcionais e de Equilíbrio, além de Jogos de Mesa (Dama, Truco e Dominó) e grupos de trabalho específicos com diabéticos e hipertensos.
Nova Odessa recebeu no final do ano passado o Selo Inicial Amigo do Idoso, dado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Realizada por meio do Programa SP Amigo do Idoso, a iniciativa reconhece boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, incluindo ainda o funcionamento do Conselho Municipal atualização cadastral no CadÚnico e ações/serviços socioassistenciais.

Texto: Diretoria de Comunicação

P�blico 2013