Conheca Nova Odessa
Novos Sisitemas de Compras na Web Compras Web
Protocolo Web Protocolo Web
Suporte ISS Web Suporte ISS Web

Consimares conhece gestão de resíduos da Suécia que destina apenas 1% para os aterros

quarta-feira, 12 de junho de 2019

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), junto com outros seletos 12 municípios/consórcios brasileiros, participou de uma missão técnica em Estocolmo, Suécia, onde comemorou a Semana do Meio Ambiente, de 4 a 9 de junho. A expedição foi organizada pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) em parceria com a Sepa (Agência de Proteção Ambiental da Suécia), com o objetivo de apresentar o sistema de gestão de resíduos sólidos daquele país, referência no assunto.

Presidente do Consimares e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, reiterou a importância da participação no evento. “O que queremos é trazer inovação e colocar os municípios que compõem nosso consórcio como referencial nessa questão e por isso temos que aprender com os melhores”, disse.

O engenheiro agrônomo Valdemir (Mimo) Ravagnani, que participou da missão pelo Consimares do qual é superintendente, destacou que a eficiência do sistema e comentou a importância de importar o modelo de gestão. “A Suécia dispensa apresentações quando o assunto é resíduo. O país reaproveita 99% dos resíduos que gera e destina apenas 1% para o aterro. A eficiência é tanta, que o país é obrigado a importar lixo para garantir a sua produção de energia”, contou ele.

Aliás, os suecos não produzem mais energia através de termoelétricas, abastecidas por carvão. Eles têm 32 usinas que garantem o aproveitamento de rejeitos (biomassa) para a produção de eletricidade. “Muito menos poluente e mais eficiente”, frisou Mimo. “Além disso, o país possui leis de logística reversa e reciclagem para todos os setores. A taxa de lixo é proporcional à cadeia de logística reversa, ou seja, quanto mais você reduz a quantidade final com a destinação correta, menos você paga”, contou o superintendente do Consimares.

PROGRAMA. Na Suécia, a missão teve o privilégio de participar das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas justamente na Conferência de Estocolmo, realizada em 1972. Durante a programação, o grupo ainda participou de reuniões e palestras na própria Sepa, a agência ambiental sueca e visitou uma fábrica de reciclagem de vidros, ecopontos, central de reciclagem, unidade de geração de energia, biodigestor, aterro sanitário, shopping de segunda mão, entre outros.

A capacitação também integrou o segundo módulo do programa de capacitação desenvolvido pela Abrelpe em parceria com a Sepa, para possibilitar a elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O financiamento da capacitação está sendo investido em grande parte pela Suécia, com contrapartida dos participantes.

Além de Nova Odessa, o Consimares engloba as cidades de Sumaré, Hortolândia, Santa Bárbara d'Oeste, Monte Mor, Elias Fausto e Capivari, impactando uma população de 850 mil pessoas.

Diretoria de Comunicação

P�blico 2013