|
|
Detalhes da Noticia
|
Fundo Social e Saúde da PMNO promovem avaliação física dos idosos no Espaço Melhor Idade
sexta-feira, 17 de março de 2023
Uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa garantiu nesta semana a continuidade da avaliação física dos idosos que frequentam o Espaço Melhor Idade. Denominado “Plantão da Saúde no Espaço Melhor Idade”, dezenas de novaodessenses, de ambos os sexos, participaram da ação na tarde de quinta-feira (16/03), que levou um médico até aqueles que são atendidos nos diversos grupos e modalidades esportivas oferecidas no local.
A intenção foi agilizar o processo de avaliação e liberação para eles que possam participar das atividades deste ano. Para tanto, além do “Plantão da Saúde” com anamnese e consultas com o doutor José Antonio, que aferiu a pressão e fez a ausculta cardíaca, os idosos também fizeram exames de eletrocardiograma, para atestar que estão aptos a participar das modalidades esportivas.
“Nossa equipe organizou para que nossos idosos recebessem o melhor atendimento, tendo em vista que nosso objetivo com esse plantão era justamente facilitar, trazendo o médico até eles. Foi muito positivo, porque tivemos muitos idosos fazendo a avaliação com o doutor José Antonio”, explicou a presidente voluntária do Fundo Social, Rose Miranda.
De acordo com Rose, “são ações como esta que fazem valer a pena o trabalho no Fundo Social e no Programa da Melhor Idade”. “Esse é mais um cuidado da atual gestão do prefeito Leitinho e do vice-prefeito Mineirinho para com os idosos. É importante agilizar esse processo de avaliação e liberação para as atividades que oferecemos. Temos muitos idosos que já frequentam o Espaço Melhor Idade e estavam com dificuldade para atualizar o atestado médico para 2023, que é necessário visando a própria segurança do idoso”, disse.
APROVADO
A iniciativa agradou os frequentadores das atividades. Pedro Fernando Fonseca, de 68 anos e morador da Vila Azenha, não se continha de felicidade. “Graças a Deus e à Prefeitura vou poder fazer a ginástica, porque quanto mais faço, melhor eu fico. Estou muito feliz porque trouxeram o médico para nos consultar aqui, facilitando demais para nós”, afirmou.
Moradora do Jardim Santa Luiza 1, Rosimara Fernandes de Oliveira também está contente em retomar as atividades neste ano. “Ano passado fiz ginástica localizada, pilates e zumba, e pretendo fazer novamente, porque faz bem para saúde do corpo e da mente. E a vinda do médico foi benção de Deus”, adiantou.
Aos 71 anos, Luiz Cordeiro, morador do Klavin – e campeão de natação nos 24º JOMI (Jogos da Melhor Idade) de São Paulo, realizados ano passado em Casa Branca – também elogiou a iniciativa. “Logo após a conquista do ouro nos Jomi, tive um problema, e por orientação médica não pude participar da fase estadual, por ser uma modalidade que exige muito. Daí, comecei a treinar o voleibol, que estou amando. E só tenho que agradecer a Rose Miranda, o prefeito Leitinho e o vice Mineirinho, por essa iniciativa espetacular, que só favorece a nós, os idosos”, falou o idoso.
Outro praticante do vôlei adaptado, Clóvis Osvaldo do Amaral, de 59 anos, também elogiou a iniciativa. “Jogo vôlei e vou ajudar a equipe nos Jomi deste ano. Vamos lutar para conquistar uma medalha”, acrescentou.
Aos 76 anos, receber elogio do médico por estar “com a disposição de um jovem” deixou Antonio Miguel de Souza, do Jardim Santa Rosa, rindo à toa. “O doutor disse que estou com energia de 20 anos. Fiquei feliz com isso, e mais ainda porque o médico veio me atender aqui no Espaço Melhor Idade. Para lá de boa essa iniciativa, e receber esse cuidado só comprova o carinho deles com a gente”, apontou.
O PROGRAMA
O “Espaço Melhor Idade” fica na Rua Heitor Penteado, nº 199, Centro, e oferece diversas atividades esportivas e artísticas gratuitas para este público. Nele, o Programa da Melhor Idade da Prefeitura oferece aulas de ginástica, dança, pilates, coral, vôlei adaptado, jogos de mesa etc, voltadas a homens e mulheres que buscam melhorar a autoestima, ampliar o convívio social e afastar os sintomas da depressão.
Para participar, basta comparecer ao órgão em horário comercial, munido de RG, CPF, Título de Eleitor (se tiver), comprovante de residência (no próprio nome), carteira de vacinação contra a Covid-19, duas fotos 3x4, tipo sanguíneo (opcional) e atestado médico apontando que o idoso está apto para as atividades físicas.
|
|
|
|
|
|
|