|
|
Detalhes da Noticia
|
Cozinheiras das creches municipais da Prefeitura de Nova Odessa passam por capacitação
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
O Setor de Merenda Escolar da Prefeitura de Nova Odessa realizou no sábado (16/09) uma capacitação de boas práticas de manipulação de alimentos e higiene de utensílios e equipamentos para a equipe de cozinheiras terceirizadas que estão trabalhando na Rede Municipal. A capacitação foi ministrada pelas nutricionistas do setor de Alimentação Escolar, doutora Juliana Pissaia Savitsky e doutora Reginalda Aparecida Ferraz, e a Dra. Ana Paula Fioretti.
Participaram da capacitação 50 profissionais contratados pela empresa OBRA Mix, que prestam serviços de mão de obra nas cozinhas das creches municipais. Foram abordadas todas as orientações essenciais e cuidados que devem ter ao preparar os alimentos das crianças, especialmente com os alunos que têm necessidades nutricionais especiais como intolerância à lactose, glúten, entre outras situações.
“As profissionais já tinham passado por capacitações individuais e nas cozinhas, mas para melhor atendimento dos alunos. Explicamos a importância de seguir rigorosamente os cardápios, que são diferentes para cada fase da criança, a importância dos grupos alimentares, e o porquê desses alimentos específicos nos cardápios e porque precisam ser preparados de uma maneira específica”, explicou Juliana.
No segundo momento da capacitação foram abordadas as boas práticas de higiene dos alimentos, utensílios e equipamentos. A importância do alimento ser preparado fresco, de monitorar o controle de tempo e temperatura dos alimentos e equipamentos, além de realizar a amostragem de comida.
“As profissionais demonstraram muito interesse e satisfação em participar da capacitação e tenho certeza que agora entendendo o porquê de cada processo elas vão desenvolver suas atividades ainda com mais amor e profissionalismo”, finalizou Juliana.
EMPRESA TERCEIRIZADA
A empresa Obra Mix não terceiriza os serviços da merenda escolar, apenas fornece serviços adicionais de "merendeiras", conforme acordado com o Sindicato dos Servidores e homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho recentemente.
Foram contratados 32 profissionais de cozinha e 16 auxiliares, para reforçar a equipe do Setor de Alimentação Escolar que atua nas unidades de Educação Infantil (ou seja, nas Creches Municipais).
Desta forma, as servidoras municipais serão alocadas nas unidades de Ensino Fundamental, ou seja, nas escolas primárias, garantindo a solução definitiva da carência de mão de obra na Rede Municipal, composta por 25 unidades.
|
|
|
|
|
|
|