|
|
Detalhes da Noticia
|
“Setembro Amarelo”: Prefeito prestigia palestra aos servidores da Rede Municipal de Saúde de NO
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
O prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho, prestigiou na manhã dessa sexta-feira (22/09), no auditório do Paço Municipal, uma palestra sobre suicídio ministrada aos servidores da Rede Municipal de Saúde de Nova Odessa. O tema focou o “Setembro Amarelo” - mês de prevenção ao suicídio e de promoção da saúde mental, e foi proferido pelo fisioterapeuta do Grupo Saúde e Vida, Douglas Vasconcelos.
O evento faz parte da programação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa, através da equipe da Saúde Mental, e contou com a participação de 85 servidores, além De representante do CAPSi de Americana, do ITA (Instituto de Psicanálise de Campinas) e da Coordenadoria de Urgência e Emergência de Sumaré.
“Muito importante esta palestra preventiva neste mês de prevenção ao suicídio. Estava lendo uma matéria sobre a quantidade de pessoas que cometem o suicídio no Brasil, e por vários motivos. É preciso olhar para estas pessoas. Aqui em Nova Odessa temos o CAPS para auxiliar a população, e uma psicóloga para dar suporte aos servidores, para orientar, conversar. Enfim, temos que tratar da população e dos servidores”, disse o chefe do Executivo novaodessense.
A secretária de Saúde, Jaqueline Serrano, também falou da importância da palestra. “Fiquei muito contente em poder reunir a equipe nesta manhã, pelo menos duas pessoas de cada setor, devido a importância da temática. É muito importante esse apoio pra saúde mental. Precisamos abordar e reforçar com toda a equipe não só este mês, mas o ano todo. Temos duas responsabilidades, cuidar de nós e dos outros. Os sinais existem, e temos que acolher, que ajudar”.
Em aproximadamente 1h de palestra, Douglas interagiu com o público, e trouxe algumas estatísticas sobre o tema: suicídio. “O Brasil é o país do mundo com mais casos de depressão e suicídio. Pra cada 21 tentativas de suicídio, uma, lamentavelmente, se concretiza”, diz.
A responsável pela Saúde Mental na Rede Municipal, enfermeira Maria José da Cruz, a Marzé, comentou que o evento foi bastante produtivo e os servidores se mostraram bem motivados. “A proposta da Saúde mental é alertar a sociedade sobre a incidência de suicídios, é sensibilizar a comunidade e principalmente os servidores para a importância de conhecer o autocuidado como uma das ferramentas de prevenção. O palestrante foi muito coeso, observando o tema e a abordagem com muita seriedade, com seu desempenho teórico-prático e uma didática significativa para esse treinamento. Um dos aspectos foi justamente mostrar os cuidados como prevenção do suicídio”, explicou.
As atividades começaram no dia 05/09, com uma intervenção promovida aos adolescentes atendidos pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que funciona junto à UBS 7, do Jardim Nossa Senhora de Fátima. A programação inclui “palestras matriciadoras” para as equipes de Enfermagem das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), palestras “relâmpago” nas salas de esperas da Rede Municipal e panfletagem em lugares públicos para alertar e conscientizar a população.
CUIDADOS
O Setor Municipal de Saúde Mental oferece gratuitamente atendimentos para todas as faixas etárias. O acesso é disponibilizado por meio da Rede de Atenção Psicossocial, com pontos de atendimento às pessoas com transtornos mentais e/ou com problemas de dependência química (uso de álcool e drogas), ideação ou tentativas de suicídio.
O órgão busca desenvolver estratégias e organizar os atendimentos em Saúde Mental através do fortalecimento da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), articulando diferentes pontos de atenção à saúde, buscando o atendimento integral dos usuários. A RAPS é formada pelas UBSs, Equipe Multidisciplinar, CAPS, Central de Ambulâncias 192, Hospital e Maternidade Municipal e Ambulatório de Especialidades Médicas.
|
|
|
|
|
|
|