Banco de Empregos Banco de Empregos

Maestro - Suporte

Alunos da EMEF Salime Abdo recebem peça teatral ‘A árvore da Alegria’

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Os alunos do 1º ao 5º ano da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Professora Salime Abdo”, no Jardim Alvorada, em Nova Odessa, prestigiaram nesta segunda-feira, 31 de agosto, a peça teatral “A árvore da Alegria”, realizada pelo “Grupo Ceiva Arte e Educação”, com direção Suzana Montariol e patrocínio da concessionária AutoBAn, através do Programa “Estrada para a Cidadania” 2009.

Com as presenças de cerca de 700 crianças nos períodos da manhã e da tarde, a peça falou, de uma forma criativa (através de músicas, palmas e histórias), da importância da Natureza, dos ecossistemas e da valorização da auto-estima.

A vice-prefeita Salime Abdo lembrou a participação de Suzana Montariol em eventos de caráter educativo anteriores na cidade, e elogiou sue desempenho.

“Suzana é uma artista extraordinária, incorpora os personagens e dá vida às histórias, cativando as crianças de tal forma que seus olhos fitam tão somente o palco. Ela é uma aliada do Município em prol da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”, elogiou a vice-prefeita.

De acordo com a coordenadora da EMEF, Alessandra de Sousa dos Santos, a iniciativa do grupo que desenvolve o trabalho e da AutoBAn merece todo o reconhecimento.

“As duas equipes estão de parabéns. É um belo trabalho, ainda mais em se tratando de crianças. Desde o inicio da apresentação as crianças participaram e se integraram. Eles realmente chamam a atenção para a peça” elogiou.

O programa de Educação Ambiental é realizado através de espetáculos apresentados para as escolas municipais que participam do Programa de Educação de Trânsito “Estrada para a Cidadania”, da AutoBAn.

Além da vice-prefeita Salime Abdo, prestigiaram a apresentação a diretora municipal de Ensino Fundamental, Bárbara Barros Chacur Rodrigues, a coordenadora de Educação Ambiental da Rede Municipal, Carla Rebolo, a assessora pedagógica de Ensino Fundamental, Ana Paula Chacur Rodrigues, e a direção da EMEF.

Peça

Baseada no livro “A árvore e a Aranha”m de Rubem Alves, a peça “Árvore da Alegria” conta, através da história de Dona Aranha e Seu Grilo, como funciona um ecossistema e sua cadeia alimentar.

A protagonista da peça, Dona Aranha, não contente com sua aparência, resolve interferir na cadeia alimentar do seu ecossistema, capturando as abelhas e produzindo produtos de beleza com o mel. Durante a peça, Dona Aranha se apaixona e descobre que é bonita e que não há necessidade de artifícios externos e, muito menos, de desequilibrar o ecossistema.

“Durante os 45 minutos de apresentação, tentamos mostrar para as crianças como o ecossistema está ligado e como pode entrar em desequilibro devido a uma única intervenção, no caso da peça pela aranha, representando o homem”, explicou Suzana Montariol.

“Trabalhamos também em cima da beleza que a mídia padroniza, mostrando para as crianças que a beleza é interna e que elas devem confiar mais nelas, em sua própria beleza”, finalizou a diretora do grupo.

Grupo

O “Grupo Ceiva Arte e Educação” é formado por 10 atores e atrizes de Valinhos e Campinas. Atuando sempre na área de Educação Infantil baseada na Cultura da infância, abrange em seu “leque” de atividades educativas a literatura e trabalha através da contação de histórias, de apresentações de teatro e circo e de cursos para capacitação de educadores.

Suzana Montariol, a diretora, trabalha com crianças há 25 anos. Em Nova Odessa, seu primeiro trabalho foi desenvolvido em 1999, com professores municipais. “Sempre gostei de educar brincando e adoro crianças e de educá-las através de teatros, músicas, contos e histórias. É minha paixão”, finalizou.

Nayara de Oliveira

Novos Sistemas Tributários