Casas Lotéricas Casas Lotéricas
Confira os dias da coleta de lixo em cada bairro Coleta de Lixo
Feiras Livres Feiras Livres
Multas de Transito Multas de Transito
RH Web RH Web
Transparência Pública Transparência Pública

Prefeito de Nova Odessa conhece arquiteto que está fazendo o projeto da Casa de Cultura Leta

sexta-feira, 30 de abril de 2010

O prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin, conheceu nesta sexta-feira, 30 de abril, o arquiteto leto Valdis Onkelis, que está fazendo o projeto da Casa de Cultura Leta. O arquiteto foi apresentado ao prefeito pelo presidente da ABCL (Associação Brasileira da Comunidade Leta), Ralfo Klavin. A Casa de Cultura Leta deve ser construída futuramente em área do bairro Altos do Klavin doada pela Prefeitura à Comunidade Leta de Nova Odessa.

Onkelis veio para o Brasil a pedido da Alasc (Associação Leta da América do Sul e Caribe). Segundo Klavin, o arquiteto fará todo o projeto arquitetônico da Casa de Cultura Leta gratuitamente. O arquiteto deve ficar em Nova Odessa até a próxima terça-feira, dia 4 e depois segue viagem para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Já apresentado parcialmente ao projeto, o prefeito Samartin já tomou conhecimento que a Casa de Cultura Leta contará com uma biblioteca, que poderá acomodar um acervo de até 30 mil livros, um museu, sala de reuniões, além de outros espaços. A Casa de Cultura deverá ter 900 metros quadrados de construção e estará em um terreno de 8 mil metros quadrados.

Para a biblioteca, segundo Klavin, a Comunidade Leta já recebeu a doação de 20 mil livros letos, de um colecionador de São Paulo. Todos os 20 mil livros estão na língua oficial da Letônia.

“No loca, também já está definido uma área para estacionamento e para um projeto de arborização. Pelo que pude conhecer, o projeto está bem interessante”, comentou o prefeito.

Onkelis lembrou que a Casa de Cultura está sendo projetada nos moldes da arquitetura leta. “Temos um projeto dentro do estilo tradicional das construções letas”, definiu o arquiteto.

Segundo Ralfo Klavin, a obra deverá ser custeada inicialmente com recursos da própria Comunidade Leta de Nova Odessa, adquiridos através de eventos realizados pela Comunidade, como a participação na Festa das Nações e outros eventos gastronômicos organizados pela própria entidade. “A Prefeitura também deve auxiliar a Comunidade na busca de convênios com os governos Federal e Estadual, através do Ministério da Cultura ou Secretaria de Estado da Cultura”, confirmou o prefeito novaodessense.

Klavin lembrou que depois de pronto, o projeto da Casa de Cultura Leta deverá ser apresentado para aprovação da Câmara Municipal.

“Acho muito interessante que o projeto esteja sendo feito por um arquiteto leto. Até porque ele está preparado para fazer um projeto que represente as construções da Letônia”, analisou Samartin.

Mirela Leme

RELAÇÃO DE TÍTULARES SORTEADOS PARA O RESIDENCIAL DAS ÁRVORES