Banco de Empregos Banco de Empregos
Protocolo Web Protocolo Web
Suporte ISS Web Suporte ISS Web

Maestro - Suporte

Alfabetização ou complemento do Estudo: PMNO tem vagas gratuitas na Educação de Jovens e Adultos

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Até esta terça-feira, 18 de janeiro, 26 pessoas já se matricularam nas turmas 2011 da EJA (Educação de Jovens e Adultos, o antigo “supletivo”), oferecidas gratuitamente pela Coordenadoria de Educação da Prefeitura de Nova Odessa. Além da oportunidade de aprender a ler e escrever (ou de complementar o “Primário”, que é o 1º ciclo do Ensino Fundamental), a Administração Municipal também fornece transporte, alimentação e os materiais escolares e didáticos aos alunos adultos – tudo gratuitamente.

As turmas de alfabetização são oferecidas na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dante Gazzetta, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h30.

Segundo balanço parcial divulgado pelo coordenador Assis das Neves Grillo, já são 5 alunos matriculados na turma da 1ª série, 8 na 2ª série, 8 na 3ª série e 5 na 4ª série.

Os interessados devem procurar a Coordenadoria de Educação, que fica no prédio da Prefeitura, em horário comercial. A partir do dia 26, quanto termina o período de férias coletivas da Rede Municipal, o interessado também pode procurar a própria secretaria da Dante Gazzetta, sempre das 8 às 17 horas.

Equivalente ao antigo “supletivo”, as aulas duram apenas dois anos – a metade da duração do 1º ciclo regular do Ensino Fundamental. Podem se inscrever todos aqueles que não possuírem o diploma ou comprovante de conclusão do 1º ciclo do Ensino Fundamental, ou seja, todos aqueles que não concluíram a antiga 4ª série do Primário. A idade mínima necessária para participar do EJA é de 15 anos completos até o dia 31 de janeiro, um dia antes da data prevista para o início das aulas de 2011. São 60 as vagas disponíveis.

Cruzada contra o analfabetismo

“A eliminação do analfabetismo é importante para toda a sociedade, pois permite a inclusão de todos como verdadeiros cidadãos, a colocação dos trabalhadores em empregos de maior remuneração e a melhoria dos índices de desenvolvimento”, justificou o coordenador, lembrando que muitas empresas aplicam provas com o conteúdo da 4ª série aos candidatos.

Atualmente, há 23 alunos freqüentando a EJA da Prefeitura, divididos em duas turmas, uma com alunos aprendendo o conteúdo equivalente ao da 1ª e 2ª série e outras aprendendo o conteúdo da 3ª e 4ª séries.

Os próximos dois anos são as últimas oportunidades para aqueles jovens de 15 a 17 anos que largaram os estudos mas querem concluir a 4ª série. Isso porque, a partir de 2013, o Conselho Nacional de Educação determinou que apenas quem tiver mais de 18 anos vai poder freqüentar a EJA. Assim, os mais jovens terão que ser absorvidos pelo sistema público no ensino regular.

Estado oferece ‘supletivo’ das demais séries

O supletivo gratuito para as demais séries é oferecido pela Rede Estadual. “Recebemos também muitas ligações de interessados na segunda etapa do Ensino Fundamental, que é o antigo Ginásio, e no Ensino Médio, que é o antigo Colegial. Os alunos interessados em vagas nestas turmas mais avançadas devem procurar a Escola Estadual mais próxima de sua casa ou a E.E. Alexandre Bassora, no Jardim Planalto, que oferece a segunda etapa do Fundamental (de 5ª a 8ª série) na forma de supletivo”, explicou Assis.

Vagner Salustiano

Concurso Público 2013