2.500 pessoas participaram da Caminhada ‘Outubro Rosa Novembro Azul’ 2024 da Prefeitura de Nova Odessa

2.500 pessoas participaram da Caminhada ‘Outubro Rosa Novembro Azul’ 2024 da Prefeitura de Nova Odessa

Refeitos os cálculos, a estimativa inicial dos organizadores foi superada, e cerca de 2.500 pessoas participaram na manhã do último sábado da Caminhada “Outubro Rosa Novembro Azul” da Prefeitura de Nova Odessa 2024. Entre eles, muitos idosos atendidos pelo Programa Municipal da Melhor Idade, convidadas da Fanfel (Fanfarra Feminina de Leme), autoridades e o público em geral.

 

Promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Município, a ação teve apoio de diversas secretarias municipais e patrocínio do Instituto Pague Menos, Supermercados São Vicente, Ober, Midas, Condeuba, Lazer Turismo, Jolitex, Têxtil Bodini e apoio da RA camiseteria, Manduri, Supermercados Paraná, Residencial Sicília Healthcare e Dolce Belisco. As camisetas deste ano foram trocadas por doações de leite em pó ou fraldas descartáveis, que serão integramente revertidas em prol de famílias carentes da cidade.

 

A novidade deste ano ficou pela cor “diferente” das camisetas: detalhes rosas sobre um fundo azul escuro. O ponto alto foi a soltura de balões rosas com gás hélio ao final do trajeto, na Praça Central José Gazzetta, simbolizando a luta contra o câncer que é motivação por trás da campanha anual.

 

Participando de toda a manhã do evento, o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) e seu vice Mineirinho agradeceram a todos os presentes e a todos que auxiliaram na promoção da campanha, especialmente os voluntários.

 

“Vejam a importância dessa caminhada, para a conscientização sobre a importância do autoexame e do acompanhamento médico. Eu perdi uma irmã por câncer de mama, é um assunto muito sério, as pessoas têm que fazer todos os exames preventivos, todo ano”, afirmou Leitinho ao lado do seu vice Alessandro Miranda (o Mineirinho).

 

“Foi um espetáculo de conscientização. Esse número elevado de participantes mostra que todos entenderam o que é o Outubro Rosa e o Novembro Azul: é sobre conscientização contra o câncer de mama e o câncer de próstata. Especialmente os idosos presentes deram um show de vitalidade e esperança. Só posso agradecer a todos que nos acompanharam nessa caminhada do bem”, afirmou a presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade e organizadora da Caminhada, Rose Miranda.

 

E o público também aprovou a iniciativa do Município. “É para o bem de todos, tanto as pessoas que já tiveram e se curaram, quanto aquelas que podem vir a ter (um câncer). Eu nunca tive, a gente vive se apalpando, mas tenho amigas que têm e a gente está caminhando junto para que se curem. A gente apoia todas as mulheres, para que elas possam se cuidar, porque essa doença mata. Venho também pelos homens, tenho genros, tenho netos. Então ‘bora’ pra Caminhada”, disse dona Rita de Cássia Martinhão.

 

“É uma conscientização para as mulheres, é algo muito bacana. Participo todo ano e é muito gratificante”, afirmou dona Silonícea Rocha da Silva. “A gente tem que se conscientizar, são dois meses muito importantes para a conscientização das mulheres e também dos homens. A gente tem que se unir e participar dessa Caminhada, mostrando que estamos aqui para cuidar da saúde”, completou seo Clésio Miranda da Silva.

 

MUTIRÕES

 

Para completar a ampla programação de outubro, a Prefeitura promove nesta semana quatro dias de “Mutirão de Mamografias” gratuitas para moradoras da cidade. Terça e quarta-feira, o atendimento está ocorrendo no CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) da Prefeitura, para 140 pacientes de 40 anos ou mais com pré-agendamento junto à Rede Municipal de Saúde.

 

E nesta quinta e sexta, dias 31 de outubro e 1º de novembro, a partir das 8h, o Mutirão estará com “livre demanda” para mulheres de 60 anos ou mais no Fundo Social de Solidariedade/Espaço Melhor Idade. Serão, novamente, 70 exames por dia de atendimento.

 

Neste caso, não haverá necessidade de pré-agendamento ou encaminhamento de um médico da Rede Municipal de Saúde, bastando às idosas interessadas comparecerem no Fundo Social de Solidariedade (Espaço Melhor Idade) localizado na Rua Heitor Penteado, nº 199, no Centro (no antigo Clube Lítero).