Mais de 500 servidores participam da 10ª SIPAT da Prefeitura de Nova Odessa; evento supera expectativas

A 10ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) da Prefeitura de Nova Odessa chegou ao fim nesta sexta-feira (26/04) e contou com a participação de cerca de 500 servidores nas cinco palestras da programação. Os encontros aconteceram no auditório do Paço Municipal entre os dias 22 e 26/04, de manhã, com temas relevantes para a equipe.

Com o tema “Na rua, no trabalho e no lar: segurança em primeiro lugar”, as CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) trouxeram uma semana repleta de palestras importantes, sobre temas como saúde mental, assédio, depressão, ansiedade e primeiros socorros.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Vilson Amaral, “os comentários dos próprios servidores são de que eles nunca viram uma SIPAT tão bem organizada sendo realizada no município”. “Isso é fruto do apoio total da administração do prefeito Leitinho (Cláudio Schooder) e do vice Mineirinho (Alessandro Miranda) à equipe, por isso com certeza foi um sucesso”, afirmou.

Para a engenheira de Segurança do Trabalho e uma das organizadoras da SIPAT, Shella Santos, “o evento disseminou conhecimento”. “Quanto mais pessoas apoiarem a ideia da segurança no trabalho, mais eficiente vão ser todos os trabalhos da Prefeitura, com mais qualidade de vida e menos acidentes. Sendo assim, nós criamos semeadores de conhecimento para evitarmos acidentes de trabalho”, declarou.

Outro fator totalmente importante para o sucesso do evento foi a parceria com a gestão e com o prefeito Leitinho. Segundo o técnico de Segurança do Trabalho da área da Saúde, Ademar de Souza (que participou de todas as 10 edições do evento), “esta teve um diferencial”.

“A administração deu total poio para a CIPA e os ‘cipeiros’ se empenharam ao máximo para realizar o evento. Agradeço também a parceria com a Prefeitura e aqueles que doaram brindes para sortearmos entre os participantes”, finalizou.

Os planejamentos para a SIPAT 2025 já iniciaram e a expectativa geral do evento é ainda maior. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma obrigação que a legislação manda, segundo o técnico de Segurança do Trabalho das áreas da Cultura, Educação e Esportes, José de Carvalho.

“O diferencial deste ano com certeza foi o apoio que recebemos de toda a administração, dos técnicos de segurança do trabalho e dos ‘cipeiros’, conseguimos superar as expectativas e fizemos uma SIPAT excelente. E já vamos nos organizar para que no próximo ano possamos fazer um evento ainda melhor”, completou.

A Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss também marcou presença, sendo responsável pelos shows de abertura e encerramento da SIPAT, que contou também com café da manhã para todos os servidores participantes durante a semana.