Coden de Nova Odessa recebe Prêmio ACERTAR da ARES PCJ na categoria ‘Reconhecimento’

Da Assessoria da Coden Ambiental Nova Odessa S/A

A Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, recebeu o Prêmio ARES-PCJ – 3º Ciclo do Projeto ACERTAR, na categoria “Reconhecimento”. A premiação teve o objetivo de valorizar os prestadores de serviços de água e esgoto dos municípios regulados pela Agência Reguladora PCJ que se destacaram em 2023 no aprimoramento dos processos de gestão dos dados fornecidos ao SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).

A premiação ocorreu na última quinta-feira (11/04), em Americana, durante o evento “Atualizações no Setor de Saneamento Básico”, promovido pela ARES-PCJ juntamente com a ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento).

Ao todo foram avaliadas a certificação de 34 prestadores que finalizaram o 3º ciclo da metodologia ACERTAR da ARES-PCJ, sendo 17 deles premiados nas categorias “Reconhecimento”, “TOP 10”, “Evolução” e “Destaque”. Além de Nova Odessa, foram classificados na categoria “Reconhecimento” os municípios de Votorantim, Paraibuna, São Carlos e Amparo.

“Recebemos este prêmio com grande satisfação porque sua conquista significa não só a alta confiabilidade dos dados que a Coden fornece ao SNIS, mas também os avanços que tivemos em relação ao ciclo anterior do Projeto ACERTAR, que ocorreu em 2022. E já estamos trabalhando para estar ainda melhores na próxima edição”, afirmou o diretor técnico da Coden Ambiental, Rean Gustavo Sobrinho.

O método desenvolvido para auditar e certificar as informações fornecidas pelos prestadores de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário ao SNIS é composto por cinco etapas: Mapeamento de Processos, Identificação de Riscos, Avaliação de Confiança e Avaliação de Exatidão.

De acordo com o diretor técnico da Coden, além de orientar o planejamento e a execução de políticas públicas na área, as informações mais qualificadas e padronizadas sobre os serviços prestados permitem uma melhor aplicação de recursos, a identificação de áreas que precisam de melhoria, mais eficiência nas atividades de regulação e fiscalização do setor e, ainda, uma grande contribuição para o controle realizado pela sociedade, que passa a ter um embasamento mais técnico e consistente na cobrança por melhores serviços.

O diretor geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, parabenizou os premiados e assinalou a importância de realização de eventos como esse para debater formas para a universalização do saneamento. “Premiações de boas práticas, workshops para debates de soluções, capacitações e investimentos, mas acima de tudo, a união de todos os setores, público, privado e sociedade, será o único caminho para que o saneamento seja universalizado”, finalizou.