Coden de Nova Odessa recebe Prêmio ACERTAR da ARES PCJ na categoria ‘Reconhecimento’

Coden de Nova Odessa recebe Prêmio ACERTAR da ARES PCJ na categoria ‘Reconhecimento’

Da Assessoria da Coden Ambiental Nova Odessa S/A

 

A Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, recebeu o Prêmio ARES-PCJ – 3º Ciclo do Projeto ACERTAR, na categoria “Reconhecimento”. A premiação teve o objetivo de valorizar os prestadores de serviços de água e esgoto dos municípios regulados pela Agência Reguladora PCJ que se destacaram em 2023 no aprimoramento dos processos de gestão dos dados fornecidos ao SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).

 

A premiação ocorreu na última quinta-feira (11/04), em Americana, durante o evento “Atualizações no Setor de Saneamento Básico”, promovido pela ARES-PCJ juntamente com a ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento).

 

Ao todo foram avaliadas a certificação de 34 prestadores que finalizaram o 3º ciclo da metodologia ACERTAR da ARES-PCJ, sendo 17 deles premiados nas categorias “Reconhecimento”, “TOP 10”, “Evolução” e “Destaque”. Além de Nova Odessa, foram classificados na categoria “Reconhecimento” os municípios de Votorantim, Paraibuna, São Carlos e Amparo.

 

“Recebemos este prêmio com grande satisfação porque sua conquista significa não só a alta confiabilidade dos dados que a Coden fornece ao SNIS, mas também os avanços que tivemos em relação ao ciclo anterior do Projeto ACERTAR, que ocorreu em 2022. E já estamos trabalhando para estar ainda melhores na próxima edição”, afirmou o diretor técnico da Coden Ambiental, Rean Gustavo Sobrinho.

 

O método desenvolvido para auditar e certificar as informações fornecidas pelos prestadores de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário ao SNIS é composto por cinco etapas: Mapeamento de Processos, Identificação de Riscos, Avaliação de Confiança e Avaliação de Exatidão.

 

De acordo com o diretor técnico da Coden, além de orientar o planejamento e a execução de políticas públicas na área, as informações mais qualificadas e padronizadas sobre os serviços prestados permitem uma melhor aplicação de recursos, a identificação de áreas que precisam de melhoria, mais eficiência nas atividades de regulação e fiscalização do setor e, ainda, uma grande contribuição para o controle realizado pela sociedade, que passa a ter um embasamento mais técnico e consistente na cobrança por melhores serviços.

 

O diretor geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, parabenizou os premiados e assinalou a importância de realização de eventos como esse para debater formas para a universalização do saneamento. “Premiações de boas práticas, workshops para debates de soluções, capacitações e investimentos, mas acima de tudo, a união de todos os setores, público, privado e sociedade, será o único caminho para que o saneamento seja universalizado”, finalizou.