Conheca Nova Odessa

- Suporte

Biblioteca de Nova Odessa recebe doação de mais de 150 títulos letos

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A Biblioteca Municipal Profº Antonio Fernandes Gonçalves ampliou o acervo na última segunda-feira, dia 5 de agosto. Mais de 150 livros de literatura escritos em leto foram doados à municipalidade.

A doação foi feita pela auxiliar administrativa Nicole Tisovec Von Fritsch, neta da leta Lauma Margita Kivitz – que viveu por muitos anos na cidade de Nova Odessa. Moradora de São Paulo, Nicole viajou aproximadamente 124 quilômetros somente para atender o pedido da avó.

“Ela sempre falava que gostaria que os livros fossem levados para Nova Odessa”, conta. Pela primeira vez na cidade, Nicole ressaltou que a doação, além de atender o pedido da avó, contribui com a história do município.

“Minha avó, quando criança, saiu da Letônia e foi direto para Nova Odessa. Somente anos mais tarde, foi que ela decidiu ir para São Paulo, trabalhou em televisão e conheceu meu avô. Juntos eles abriram a própria empresa e há dois anos ela nos deixou”, disse.

Os mais de 150 livros doados serão catalogados pela equipe da biblioteca, inseridos no acervo e deverão ser disponibilizados para circulação. De acordo com a servidora Simone Fernanda Martinhão Cobra, pós-graduada em biblioteconomia, o prazo é de aproximadamente 60 dias para que os títulos já estejam nas prateleiras para locação.

“Para a catalogação e inserção dos livros por assunto, a equipe da prefeitura contará com a ajuda da presidente da Associação Leta da América do Sul e Caribe, Daina Gutmanis”, explicou. A representante da comunidade leta em Nova Odessa vai ajudar na tradução dos títulos.

“Fiquei muito feliz com a doação desses livros. Eles estarão disponíveis em um local público para todos que querem conhecer um pouco mais da história e da cultura da Letônia. Não adianta ficar guardando um monte de livros em casa. Em locais públicos eles terão um aproveitamento melhor”, ressalta.

De acordo com a presidente, a Comunidade Leta já reuniu mais de 10 mil livros que estão em processo de catalogação. A intenção é construir um Centro de Cultura Leta em Nova Odessa. “Meus pais nasceram na Letônia, sou a primeira geração, então para mim é muito gratificante saber que a cidade recebeu uma doação como essa que vem para contribuir com a conservação da história”, finalizou Daina.

O município, ao longo dos 108 anos de fundação, se tornou uma cidade conhecida por ter sido uma das colônias que recebeu imigrantes europeus. Em 2011, durante a passagem do então 1º ministro da Letônia, Valdis Dombrovskis, pelo Brasil ele fez questão de relembrar que Nova Odessa é uma cidade onde os letos moram desde sua fundação.

“Nova Odessa é uma cidade que tem nas raízes forte e importante influência da Cultura da Letônia”, destacou a diretora de Cultura e Turismo, Regina Pocay. “É uma satisfação muito grande ver ações tão bonitas como essa, que enriquecem de conteúdo e história nossa cidade”, acrescentou Regina, agradecendo pela doação.

Para mais informações sobre a história da cidade acesse: www.novaodessa.sp.gov.br/Historia.aspx.

Cultura - Atualmente, a Biblioteca Municipal de Nova Odessa atende público anual de 10.500 pessoas. O acervo possui mais de 19 mil obras, sendo livros, periódicos, folhetos, dvd’s, cd’s, fitas de vídeo, entre outros.

Além disso, as crianças com idade até 10 anos têm também a opção de brincar, por uma hora, na Casa de Brinquedo que também fica localizada na bilbioteca, onde está instalada a sede da Diretoria de Cultura e Turismo.

As crianças podem fazer a leitura de revistas, livros ou até mesmo retirá-los para locação. Mas para isso é preciso fazer a carteirinha com a apresentação dos seguintes documentos: Comprovante de endereço, documento de identidade (RG) ou Certidão de Nascimento e uma foto 3x4.

Para as crianças menores de 7 anos é preciso que a retirada dos exemplares sejam feitos pelos pais que também precisam fazer a cateirinha. Nos últimos 12 anos foram emitidas mais de 8.511 carteirinhas aos sócios da biblioteca.

Na Biblioteca Municipal, as pessoas também podem acessar a internet. A Biblioteca Municipal também oferece um espaço com almofadas para que as leituras possam ser feitas no local.

Biblioteca Municipal Profº Antonio Fernandes Gonçalves
Local: Avenida João Pessoa, nº 253, no Centro.
Mais informações pelo telefone (19) 3466-2196.

Ricardo Gonçalves

P�blico 2013