Aprender em casa
Novos Sisitemas de Compras na Web Compras Web
Protocolo Web Protocolo Web
Suporte ISS Web Suporte ISS Web

Prefeito Bill cobra implantação de logística reversa nos municípios da RMC

terça-feira, 10 de setembro de 2019

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), cobrou a implantação efetiva da logística reversa nos municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas). A manifestação do gestor novaodessense ocorreu nesta terça-feira (10), no auditório da Prefeitura de Nova Odessa, durante a oficina que marcou o lançamento do projeto-piloto “Compostagem nas Escolas”. Por meio da iniciativa, escolas municipais de sete cidades da região vão receber equipamentos, suprimentos e suporte técnico do consórcio para transformar sobras de frutas, verduras e legumes em adubo orgânico.

A logística reversa se tornou obrigatória no Brasil em 2010, com a vigência da lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com a lei, fabricantes e revendedores devem criar sistemas de coleta de materiais como lâmpadas fluorescentes, embalagens de bebidas, óleos lubrificantes usados e contaminados e pneus inservíveis.

“Precisamos ter uma visão diferente, nos unir e cobrar as grandes empresas. Temos de exigir que elas cumpram a lei e implantem a logística reversa imediatamente em todos os municípios, como determina a lei há nove anos. O Consimares foi criado para fortalecer os prefeitos na luta pela implementação de políticas que melhorem a qualidade de vida nos municípios, mas precisamos da união de todos”, afirmou o prefeito Bill.

Falando para um grupo de aproximadamente 50 educadores e técnicos ambientais que atuarão como multiplicadores no projeto, o prefeito defendeu a destinação correta de resíduos. “Precisamos olhar para os resíduos sólidos como algo que dá lucro. Além de ser uma potencial fonte de renda, os resíduos corretamente destinados geram benefícios à sociedade. O município que trata corretamente seu lixo tem mais saúde”, disse Bill.

No início de agosto, Nova Odessa inaugurou a primeira usina de compostagem de lodo de esgoto da RMC. A unidade, construída na área da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, próximo ao limite com Americana, tem capacidade para produzir 160 toneladas de fertilizante orgânico por mês e permitirá uma economia de pelo menos R$ 600 mil por ano com a destinação de lodo de esgoto, resíduo gerado durante o processo de tratamento.

De acordo com o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani, o “Mimo”, são geradas, em média, 21 mil toneladas de resíduos por mês nos sete municípios consorciados (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré). “Os municípios gastam mais de R$ 800 mil mensais para dar a destinação correta às embalagens que vão para o lixo”, exemplificou Mimo.

COMPOSTAGEM NAS ESCOLAS. Por meio do projeto, o Consimares quer ajudar os municípios a mudarem esse cenário. O evento desta terça foi o primeiro passo para essa mudança. Durante duas horas, a engenheira civil Luana Garcia, representante de uma empresa especializada, explicou - passo a passo - aos multiplicadores como funciona o processo de compostagem doméstica com auxílio de minhocas. A partir da oficina, 14 escolas indicadas pelas respectivas prefeituras - duas de cada cidade integrante do consórcio - iniciarão a compostagem com suporte do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos.

Cada escola selecionada recebeu uma composteira doméstica, um kit completo para produção de adubo orgânico e um manual de instruções. “A compostagem vai produzir adubo para o uso em hortas cultivadas nas próprias escolas, que podem se tornar instrumentos pedagógicos importantes”, destacou Luana.

As escolas ‘Professora Alzira Ferreira Delegá’, localizada no bairro Green Village, e ‘Professora Augustina Adamson Paiva’, no Jardim São Francisco, foram escolhidas pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente para representar Nova Odessa no projeto. Atualmente, nenhuma delas possui horta. No entanto, já fazem planos para plantar verduras e legumes. “Nós já tivemos horta na escola. Agora, com a compostagem, vamos retomar o plantio”, adiantou a coordenadora da escola Alzira, Josiane Inácio Biagio.

Diretoria de Comunicação

Relação Cestas Básicas - Alimentação Solidária